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Metodologia OKR: você sabe o que é?

O ambiente empresarial caótico não é algo exclusivo do Brasil. Na verdade existe uma grande tendência de encontrar empresas pelo mundo todo que acabam se perdendo dentro das próprias políticas e empreendimentos. Isto sem contar que quanto maior for uma empresa, maior será a pirâmide hierárquica, contribuindo para uma comunicação mais difícil e deficiente.

Inevitavelmente um ambiente onde você só consegue gerar esforços para apagar incêndios e ficar dentro das metas mais básicas para se manter funcionando é o resultado final. Sendo assim, já existem várias décadas que a metodologia OKR tem sido colocada em prática para manter tudo muito mais harmônico e orientado. O que faz toda a diferença até mesmo no impacto psicológico de todos os colaboradores envolvidos no ambiente de trabalho.


O que é Metodologia OKR?

Primeiramente, OKR é a sigla para Objective and Key Results, que no bom português seria algo como Objetivo e Resultados Chave. Isto divide as tarefas de uma empresa de maneira a atingir um objetivo em comum. E claro, este objetivo pode ser mais fragmentado atingindo, por exemplo, cada departamento da empresa. Sendo que é possível dividir tudo ainda mais para cada colaborador de maneira individual.

A ideia é que talvez executar uma tarefa grande e fora do comum pode se tornar um desafio assustador. O funcionário em si pode até ser consumido psicologicamente pela ansiedade, desânimo e medo do que foi proposto. Entretanto, é justo dizer que se você dividir o objetivo maior em resultados chave menores, ele se sentirá muito mais motivado.

Vamos a um exemplo no mundo real: imagine que você tenha recebido do seu médico a notícia que precisa urgentemente perder 20 kg. Muitos ficarão até mesmo nervosos com o desafio e descontarão na comida, aumentando ainda mais a distância do objetivo. Agora, se isso for dividido em metas mensais, semanais ou até mesmo diárias, o foco se volta para o possível. Por exemplo, se você fizer médias mensais, divida o andamento em 10 meses perdendo 2 kg por mês. Se for algo semanal, dividindo por 500g por semana.


O que são os objetivos?

Os objetivos, dentro da metodologia OKR, são ideais maiores, que devem ser atingidos dentro de um ciclo. Eles são elaborados e devem ser comunicados para todos os colaboradores envolvidos dentro de uma empresa. Isto faz com que todos se afinem e tenham um alvo em mente, podendo se dedicar ao máximo para fazer sua parte.

É importante dizer que ainda há a divisão dos dois objetivos em dois grandes grupos:

  • Objetivos operacionais: Este tipo de objetivo se encaixa naqueles em que mantém toda a estrutura da empresa funcionando de maneira organizada e lógica. Entretanto não deve ser baseado no menor nível possível, pois sempre é comum ficar um pouco abaixo do esperado.

  • Objetivos aspiracionais: Aqui estamos falando de uma métrica geral de onde se pretende chegar além do nível em que a empresa já se encontra. Garantindo que você tenha maiores resultados e um retorno bastante diferenciado no quadro geral das coisas.


O que são os resultados chave?

Bom, conforme a lógica que apresentamos, os resultados chave seriam as divisões menores. Aquelas que podem ser partidas até mesmo nas ações menores e individuais de cada colaborador. Claro, isso não fará com que todos vejam os alvos e objetivos de cada um envolvido no trabalho. Por isso, existem basicamente 3 níveis de OKR:

  • Nível Organizacional: Neste nível se encontram as OKRs que irão afetar toda a empresa. Sendo metas e métricas diretamente relacionadas a cada diretor e chefe de filiais. A ideia é gerar algo que promova um crescimento de toda a empresa.

  • Nível Departamental: Como o próprio nome já diz, aqui serão divididas métricas para auxiliar na criação de ordem e lógica para cada departamento. Onde os seus respectivos líderes e supervisores estarão diretamente ligados para conseguir gerar as OKRs direcionadas exatamente para o nível inferior.

  • Nível Individual: Este é o nível onde cada indivíduo, colaborador, funcionário, ou qual seja a sua denominação preferida será inserido. Aqui você terá uma ideia maior de tudo o que será exigido dele como profissional.

Isto é essencial para fazer com que o profissional em si não tenha dúvidas sobre a sua função, e a melhor maneira de atuar eficazmente em suas atribuições.


O que são os ciclos?

Um dos pontos cruciais da OKR é exatamente medir o que tem sido feito e ajustar tudo para maximizar o resultado geral. Por isso, o normal é que a cada três meses, todo o processo seja refeito, levando em conta o último ciclo e os resultados atingidos. Assim você pode tanto aumentar os alvos, como também diminuir.


Alguns pontos básicos da metodologia OKR

É interessante notar que nada pode ser feito de qualquer jeito. Se você quer realmente colher algum resultado, então precisará se comunicar diretamente com quem vai fazer cada resultado chave acontecer. Além disso, é importante que uma pessoa não seja, sozinha, responsável por todos os processos de definição. Assim como é crucial que o colaborador em si não receba somente tudo o que precisa fazer.

A ideia é que haja uma comunicação eficaz e que o próprio colaborador seja parte ativa de todo o processo de definição. Já que ele sabe de seus potenciais e do que realmente pode ser aceitável. Seria um tanto quanto impossível tentar definir as tarefas de um colaborador sendo um diretor que não possui contato direto com o setor. Por isso, cada nível recebe uma OKR e fica com a responsabilidade de gerar a OKR do próximo.


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