Transição em Empresas Familiares e Famílias Empresárias

Este curso nasce da interação de três instituições que, ao longo do tempo, desenvolveram suas trajetórias focadas na Educação e, especialmente, na Educação de membros de Empresas Familiares: a Faculdades Decision de Negócios, a Legati Consultoria em Gestão Empresarial e a Tondo Consultoria.

Conheça mais detalhes sobre Transição em Empresas Familiares e Famílias Empresárias

• Introdução: o contexto das Empresas Familiares no mundo atual

• O ciclo de vida das Empresas Familiares

• A gestão de Empresas Familiares: estratégia empresarial

• A estruturação de governança em Empresas Familiares: Governança Corporativa

• A estruturação de governança em Empresas Familiares: Governança Familiar, da Empresa Familiar para a Família Empresária

• Processos de Transição e Sucessão

• A Sucessão Jurídica: acordos societários, regimes de casamento, separação, divórcios e testamentos

• Encerramento: case englobando os assuntos apresentados durante o curso

Módulo Complementar: Finanças para não-financeiros

Este curso é desenhado e destinado exclusivamente para membros de famílias empresárias.

Tem como objetivo desenvolver conceitos e práticas que sejam úteis a membros de famílias empresárias para lidar com suas famílias e seus negócios. Desta forma, este curso abordará conceitos relacionados à gestão empresarial e conceitos ligados às questões comportamentais relacionadas a empresas familiares e famílias empresárias.

06 encontros:

- Dias 25 e 26 de Outubro

- Dias 8 e 9 de Novembro

- Dias 22 e 23 de Novembro

Horários:

- Sextas-feiras: 18h30 às 22h30

- Sábados: 8h30 às 12h30

Carga Horária: 24 horas/aula

Será expedido certificado de Curso de Atualização pela Faculdades Decision de Negócios aos alunos que cumprirem, no mínimo, 75% de frequência no curso.

Prof.ª Cláudia Tondo: Sócia da Tondo Consultoria e Tondo Educação. Consultora em Empresas Familiares e Famílias Empresárias desde 1992. Psicóloga (UFRGS), com formação em Terapia Familiar (ITI). Mestre e Doutora em psicologia (PUCRS - HEC - Montreal). Coordenadora do Capítulo RS e Professora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Associada ao FBN - Family Business Network: Internacional (desde 1998) e Brasil, onde fez parte do grupo fundador (2000). Realizou curso Family Business: From generation to generation na Business School da Universidade de Harvard. Organizadora e autora dos livros: "Desenvolvendo a Empresa Familiar e a Família Empresária" e "Protocolos Familiares e Acordos de Acionistas: ferramentas para a continuidade da Empresa Familiar". É professora e já atendeu a mais de 90 Famílias Empresárias no Brasil, Uruguai e Portugal.

Prof. Ricardo Maltz: Sócio Diretor da Legati Consultoria em Gestão Empresarial. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAPE RJ. MBA em Finanças e Gestão Empresarial pela FGV-EPGE e Marketing Estratégico pelo Insper. Graduado em Economia pela PUCRS. Coordenou a Divisão de Economia da Federasul na gestão 2013-2016. Experiência profissional como conselheiro de empresas e CEO, tendo liderado como consultor diversos processos de reestruturação de empresas nos setores industrial, transporte de cargas frigoríficas, varejo, serviços, calçados e componentes para calçados de couro, entre outros. Experiência acadêmica como professor nos MBAs FGV. Desenvolveu linha de pesquisa em processos de sucessão em empresas familiares e gestão estratégicas, com trabalho publicado na EnANPAD (2008).

Cada candidato ao curso deverá participar de entrevista prévia com os coordenadores do curso, visando entender sua trajetória pessoal e profissionais, sua relação com seus negócios familiares e com sua família empresária.