Governança Corporativa: uma visão geral

O curso apresenta as boas práticas e os níveis de Governança Corporativa, assim como seus princípios e arquitetura. Aborda também temas como os dilemas éticos no processo decisório, o IGC (Índice de Governança Corporativa) e a Governança e a Geração de Valor.

Conheça mais detalhes sobre Governança Corporativa: uma visão geral

Princípios de Governança Corporativa:

• Equidade

• Prestação de Contas (accountability)

• Responsabilidade Corporativa

Arquitetura de Governança Corporativa;

Dilemas éticos no processo decisório;

Os órgãos colegiados:

• Assembleia Geral (AGO e AGE)

• Conselho de Administração

• Conselho Fiscal

• Conselho Consultivo

• Conselho de Família

• Comitê de Auditoria

• Comitês de suporte à decisão

As boas práticas e os níveis de Governança Corporativa;

O IGC – Índice de Governança Corporativa;

A Governança e a Geração de Valor:

• Ativos e passivos intangíveis

• Lucro contábil e Lucro econômico na geração de valor

Acionistas ou cotistas de empresas de capital aberto ou fechado, de origem familiar ou não, bem como empreendedores e executivos que atuam em setores onde a governança corporativa se faz ou se fará necessária.

Governança Corporativa passou a ser tema das pautas estratégicas das empresas que aspiram perenidade e geração de valor aos seus acionistas ou cotistas. Empresas que instalam uma arquitetura de governança corporativa e, mais que isso, que adotam um conjunto de boas práticas de governança, são empresas mais desejadas por clientes, colaboradores, fornecedores e, principalmente, por investidores. São empresas menos expostas a riscos e, portanto, mais seguras aos olhos de seus stakeholders. São empresas mais valorizadas nas bolsas e fora delas. Empresas com boa governança atraem capitais e investimentos. Diante desse quadro, acionistas, cotistas, empreendedores e executivos que atuam na alta gestão estratégica precisam conhecer o processo decisório, as melhores práticas e o funcionamento dos órgãos vinculados (Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitês de suporte à decisão, entre outros).

• Dia: 21 de Novembro
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Carga horária: 8 h/a

Será expedido certificado de Curso de Atualização pela Faculdades Decision de Negócios aos alunos que cumprirem, no mínimo, 75% de frequência no curso.

Rubens Mazzali é economista com pós-graduação em Economia de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É presidente do Conselho de Administração da Macrovia S/A e Conselheiro Independente de empresas. Professor nos MBAs da Fundação Getulio Vargas nas disciplinas de Governança Corporativa; Pensamento Sistêmico e Processo Decisório; e Sustentabilidade Corporativa. Foi Economista chefe do Escritório de Sustentabilidade Estratégica do ISAE/FGV, Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas, Diretor Executivo do Instituto Quasar de Tecnologia e Logística Social, Diretor Adjunto do Departamento de Responsabilidade Social do CIESP/CPS Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Coordenador do Comitê Executivo do Conselho de Administração do Núcleo de Pensamento Estratégico do Paraná. Foi Presidente do Comitê Estratégico de Sustentabilidade Corporativa da Amcham - American Chamber of Commerce for Brazil (Câmara Americana de Comércio), instituição onde também foi membro do TaskForce de Educação do Board e Vice-chairperson do Comitê de Logística e Supply-chain Management. Ocupou cargos de direção em empresas do setor de autopeças e de tecnologia de informação. Autor do livro "Gestão de Negócios Sustentáveis" da Série Gestão Estratégica de Empresas da Editora da Fundação Getulio Vargas.