A indústria brasileira do vinho, aí entendidas as áreas de produção e comercialização, permanece com um imenso potencial de crescimento. Contudo, o ambiente empresarial fortemente competitivo, complexo e inovador, demanda do empreendedor e dos profissionais que ocupam os cargos de liderança nas organizações, conhecimento para desenvolver estratégias e procedimentos que viabilizem e sustentem o negócio: oferta de bons produtos, informação eficaz, e competente trabalho de comunicação e de vendas.
Você irá:
• conhecer a história do vinho em seu caminhar com a humanidade desde a primeira pisa no Mundo Antigo até o estágio atual no Mundo Contemporâneo;
• entender a anatomia de uma vinícola desde o cultivo das vinhas (viticultura), produção do vinho até o seu amadurecimento e estocagem do (vinicultura), e saber sobre as variedades de castas comercialmente mais importantes utilizadas na produção de um vinho;
• analisar criticamente o cenário atual da vitivinicultura dos principais países exportadores para o Brasil, e as transações comerciais (exportações e importações) do mercado internacional do vinho;
• entender a influência dos críticos de vinhos nos preços de mercado e conhecer os processos de avaliação dos principais guias de vinhos do mercado mundial;
• conhecer os conceitos básicos da comunicação (marketing, mix de comunicação, público alvo), e analisar mídias possíveis para divulgação dos negócios do vinho.
A Formação Executiva em Mercados do Vinho é indicada para profissionais já atuantes em empresas que operam qualquer tipo de negócios de vinho (Diretores, Gerentes, Representantes Comerciais, Sommeliers). Empreendedores potenciais com interesse em implementar atividades na cadeia de negócios do vinho. Empreendedores que já atuam com negócios do vinho (Comerciantes varejistas, Restauranteurs, Distribuidores).
Valdiney Cesario Ferreira é Engenheiro Químico pela UFRRJ (1971) com MBA Executivo pela COPPEAD UFRJ (1991) e Pós-Graduação na FGV Management em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (2001). Atualmente é o Diretor Executivo da Vinisa Projetos e Treinamento Ltda. Atuou em outras empresas como executivo: Diretor de Vendas da Localiza Gestão de Frotas (1995 – 2014); Diretor de Vendas e Diretor de Operações da Ecolab Química (1973 – 1994). Foi professor de cursos de pós-graduação na UERJ, UFRJ, UFF, e sócio proprietário da casa de vinhos L’Orangerie (2005 - 2013) onde ministrou cursos, seminários, e degustações técnicas sobre vinhos. Professor convidado do Programa FGV Management é Coordenador e Professor das Formações Executivas em Mercados e Negócios do Vinho”. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers Rio de Janeiro (ABS – RJ). Palestrante em cursos, congressos, seminários e workshops sobre os negócios do vinho. Estuda vitivinicultura há cerca de 40 anos, com visitas regulares a vinícolas, e às principais regiões produtoras de vinhos de diversos países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Portugal. Autor dos livros "Vinhos do Brasil - do passado para o futuro", Editora FGV 2016, e “Vinho e Mercado – fazendo negócios no Brasil”, Editora FGV 2019.
Nós estamos em contato
Deixe seus dados e entramos em contato com você