Liderança autocrática: quais as características e quando utilizar?

Liderança e Pessoas

Liderar uma equipe é uma das habilidades mais importantes e mais difíceis para um profissional. O bom líder deve ser capaz de conduzir e motivar os colaboradores, tornando os objetivos estratégicos mais alcançáveis.

No entanto, há diferentes formas de exercer uma liderança, cada um com suas vantagens e desvantagens. A liderança autocrática, por exemplo, é o estilo mais tradicional de gerenciar pessoas e, apesar de o termo soar negativo, é importante destacar que, assim como todos os outros estilos, ela tem vantagens.

Mas, afinal, o que é a liderança autocrática?

Na liderança autocrática, o líder atua centralizando todas as decisões, não deixando que outros membros da equipe exerçam influência na ação. A unificação de escolhas tende a dar ao líder bastante poder e, com isso, ele pode ser visto como alguém opressor, causando medo nos colaboradores.

No entanto, é válido lembrar que, dependendo da situação, a liderança autocrática pode ser necessária. Imagine que imagine que há novos colaboradores entrando na equipe, sem experiência anterior, e todos alocados no projeto de um mesmo gestor. Esse líder sentiria segurança de deixar tudo na mão deles?

Estamos falando de prazos, entregas de qualidade e clientes exigentes, então a resposta, possivelmente, é  ‘não’. Esse gestor pode preferir coordenar todos os processos, de forma mais centralizada, até sentir confiança na equipe.

Ou seja, é possível praticar esse tipo de liderança e, ao mesmo tempo, não causar uma sensação tão negativa, pois a liderança autocrática nem sempre resulta em consequências negativas. O gestor autocrático pode ter comportamentos como o reconhecimento do sucesso, o cumprimento das promessas e a clareza nas regras para conquistar a confiança e a estima da equipe.

Quais as características da liderança autocrática?

A liderança autocrática se caracteriza pela concentração de poder e autoridade em apenas uma pessoa. Junto a isso, é fácil diferenciar esse estilo de liderança de outros por algumas características marcantes na postura do líder.

• Centralização das decisões

O gestor que adota esse estilo de liderança costuma tomar todas as decisões por conta própria com base em suas próprias opiniões, julgamentos e pontos de vista, evitando consultar a opinião dos subordinados.

• Método de trabalho inflexível

O formato de execução das tarefas, quais projetos são prioritários, quem serão os responsáveis por cada etapa do processo, entre outras atribuições, são definidos pelo gestor.

Ele é mais rígido nas suas determinações e não permite qualquer flexibilidade nos processos. Ou seja, na prática, todos devem seguir à risca o que foi determinado pelo gestor.

• Hierarquia rígida

Na liderança autocrática a hierarquia tem um valor essencial e deve ser respeitada acima de tudo. Com isso, a relação com a equipe é totalmente verticalizada e o líder autocrático está mais próximo à figura do “chefe” tradicional, que dá ordens aos subordinados.

• Supervisão contínua

O líder autocrático não costuma deixar a equipe sem supervisão e acompanha de perto cada tarefa executada. Ele normalmente está no controle de cada etapa dos projetos e processos, além de exigir que os colaboradores sigam rigorosamente o que foi planejado.

Quais as vantagens da liderança autocrática?

A ideia de uma pessoa autocrática, responsável por todas as decisões, parece desanimador para alguns. No entanto, da mesma forma que os outros estilos de liderança, ela tem seu lado positivo!

Assim, o que importa é o resultado que o profissional conseguiu atingir com o seu trabalho e o quanto isso contribui com os objetivos do negócio – e ponto.

• Decisões rápidas: como as decisões são tomadas apenas pelo líder, o processo ocorre de forma mais rápida;

• Raciocínio rápido e processual: algumas empresas necessitam de decisões cujo raciocínio seja mais rápido e ter uma única pessoa no comando é sinal de ponderações velozes e mais lógicas;

• Alívio em situações de estresse: situações que geram muito estresse exigem decisões de cunho mais racional e menos emocional e o líder autocrático, geralmente, tem habilidade de avaliar cada caso e escolher, usando o bom senso;

• Aumento da qualificação: é comum a uniformização de tarefas na liderança autocrática, o que gera o aumento do grau de especialidade e a qualificação de cada subordinado;

• Melhor performance em equipes inexperientes: colaboradores com pouca experiência apresentam um desempenho mais alto com o comando de um líder autocrático.

Quando usar o estilo de liderança autocrática?

Apesar de impopular, a liderança autocrática tem sua relevância em determinadas situações e contextos. Durante uma crise grave, por exemplo, como a pandemia do coronavírus, um gestor com pulso firme pode ser necessário para assumir responsabilidades e direcionar a equipe. Nesses momentos, inclusive, a postura que parece opressora pode proporcionar mais segurança à equipe.

A abordagem autocrática é útil em momentos nos quais não cabe inovação, e sim o cumprimento de tarefas objetivas e da maneira mais rápida e precisa possível. Equipes que precisam lidar com tarefas repetitivas e mecânicas são um exemplo, pois o líder autocrático domina a situação e consegue alcançar os melhores resultados no menor tempo possível.

Se você gostou deste artigo, aproveite para aperfeiçoar seus conhecimentos relacionados à gestão de pessoas. CLIQUE AQUI para conhecer o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores. A proposta do curso é melhorar sensivelmente as habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando, assim, mais efetivo o exercício da liderança e da capacidade para lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais.