Você sabe qual a diferença entre um MBA e uma especialização?

Muito falamos sobre o quanto é importante os profissionais seguirem estudando após a finalização da graduação para conquistar melhores oportunidades, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. No entanto, escolher entre tantas opções não é uma tarefa simples. Aliás, você sabe qual caminho seguir após a finalização da graduação? E, além disso, sabe a diferença entre as opções disponíveis de pós-graduação, como o MBA e a especialização?

Latu Sensu x Stricto Sensu

Para compreender melhor a diferença entre as opções de cursos de pós-graduação, é preciso entender primeiro que os mesmos são divididos em dois grupos: latu sensu e stricto sensu. No primeiro estão os programas de especialização e os MBA – Master Business Administration, que devem apresentar uma duração mínima de 360 horas e, ao final, emitem um certificado de conclusão ao estudante.

Já as pós-graduações no formato stricto sensu são os mestrados e doutorados, que conferem diplomas aos estudantes. Inclusive, esses títulos são exigidos para quem deseja seguir na carreira acadêmica ou na busca por cargos públicos por meio de concursos públicos, visto que cada título vale uma pontuação.

Dessa forma, para resumirmos, podemos afirmar que para os profissionais que estão focados no mercado de trabalho e na carreira, a indicação são as especializações e os MBAs. Os mestrados e doutorados, do formato stricto sensu, são para quem busca atuar na área acadêmica e de pesquisa.

Especialização x MBA

Entre os cursos de pós-graduação latu sensu, o mais conhecido é a especialização. Ela apresenta um aprofundamento em uma área de conhecimento que geralmente é voltada para atender às necessidades dos alunos com relação ao mercado de trabalho. Já o MBA é uma alternativa de especialização de alto desempenho que cada dia mais ganha força no Brasil.

·         Especialização

Os cursos de especialização são voltados para o atendimento das necessidades dos alunos em relação ao mercado de trabalho, podendo auxiliar os estudantes que acabaram de se formar na faculdade ou que desejam dar um upgrade em determinada área. Além disso, também são uma boa opção para quem busca se atualizar com relação a vida profissional de maneira geral, visto que conhecimento é algo que precisa ser construído constantemente.

Além disso, a especialização também é indicada para quem deseja mudar de área ou de carreira, sem necessariamente ter que investir em uma nova graduação. A especialização auxilia na necessidade de quem está em busca de uma transição de carreira rápida. Inclusive, confira nosso post “Como a pós-graduação pode lhe ajudar a mudar de área/carreira?” para saber mais.

·         MBA

Assim como a especialização, o MBA possui o foco na inserção no mercado de trabalho. No entanto, enquanto a especialização auxilia no aprofundamento em uma área mais ampla, o MBA tem por objetivo elevar a performance do profissional em uma atuação mais específica da profissão, visto que a formação engloba cursos de alto desempenho ou de alta performance.

O MBA possui uma carga horária maior do que uma especialização tradicional, sendo mais focado nas atividades práticas da profissão, com direcionamento para o aperfeiçoamento das habilidades de gestão e liderança. Inclusive, em virtude desse perfil, esse tipo de formação é buscado por profissionais com mais experiência e/ou gestores que têm cargos estratégicos em suas companhias.

Dicas para escolher sua especialização ou MBA

Entre os aspectos que você pode observar durante a escolha da sua pós-graduação, estão:

·    Analise as tendências de mercado: ao escolher uma especialização ou MBA, busque conversar com os profissionais da área – seja a sua ou a que pretende especializar-se, para entender quais as principais tendências e as necessidades daquele mercado;

·       Verifique o corpo docente: os professores e coordenadores apresentam um papel essencial na qualidade dos cursos, independentemente do nível deles. Dessa forma, é importante buscar por informações do corpo docente, incluindo os currículos e as capacitações;

·         Converse com ex-alunos: outro ponto importante é a conversa com os ex-alunos do curso e da instituição, para evitar qualquer tipo de surpresa e saber se realmente o curso é como está sendo esperado.

Agora que você já sabe a diferença entre Especialização e MBA, aproveite e conheça nossos cursos commatrículas abertas!