Qual o melhor momento para começar uma pós-graduação?

A maioria dos profissionais recém-formados tem planos de cursar uma pós-graduação, no entanto essa é uma decisão que ainda traz incertezas e inseguranças com relação aos novos rumos da vida acadêmica. Qual é o momento ideal para uma especialização? Qual cursar? Será que a pós-graduação é um diferencial para o currículo? Como será a valorização da empresa onde atua?

São muitos questionamentos! Mas o fato é que, no atual mercado de trabalho, os colaboradores que possuem uma especialização se destacam diante dos demais. Isso acontece porque o Brasil possui um número alto de cursos de graduação e a maioria dos profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho já possui um curso superior.

De maneira geral, podemos afirmar que o melhor momento para iniciar uma especialização depende muitos das expectativas e de fatores particulares de cada profissional. Portanto, não existe um momento padrão ou ideal.

Uma especialização no currículo sempre trará benefícios para a carreira. Se feita antes da entrada no mercado de trabalho, será um impulso para conquistar uma vaga. Caso seja feita durante o período que estiver empregado, ajudará o profissional a se posicionar melhor. Além disso, é preciso analisar diferentes fatores como a exigência da sua área de atuação diante do mercado de trabalho ou quais são os conhecimentos e as habilidades técnicas exigidas.

Conheça os tipos de pós-graduação

Muitos profissionais se organizam para iniciar uma especialização, mas não sabem muito bem qual formato de curso escolher. Basicamente, existem dois formatos de cursos de pós-graduação, o stricto sensu e o lato sensu. Cada um deles possui um perfil e um objetivo.

·         Pós-Graduação Stricto Sensu: de acordo com o MEC, esse formato de pós-graduação corresponde aos cursos de mestrado e doutorado. Eles são indicados para profissionais que desejam seguir carreira acadêmica. Os projetos finais desse formato de curso estão mais ligados a aspectos científicos da área do que os práticos.

·    Pós-Graduação Lato Sensu: correspondente às especializações e aos cursos MBA – Master Business Administration, esses cursos apresentam uma duração mínima de 360 horas. Eles podem ser presenciais ou EAD e são indicados para quem busca uma formação mais rápida, e com horários mais flexíveis.

Conheça as principais vantagens de cursar uma pós-graduação

·         Especialização na área escolhida

Os profissionais que optam por cursar uma especialização normalmente a fazem em uma área na qual se identificaram mais durante a graduação. Com isso, a maioria das empresas tem preferência por esses profissionais, pois entendem que os mesmos estão mais preparados para atuar na área e tem capacidade de realizar tarefas mais complexas.

·         Estudar algo no qual gosta

Como dito anteriormente, a escolha da pós-graduação está muito ligada a uma área de preferência do profissional, ao campo no qual possui mais afinidade. Dessa forma, as disciplinas a serem estudadas são relacionadas apenas ao assunto determinado, sendo dispensadas disciplinas que o profissional não tinha tanta afinidade durante a graduação.

·         Fortalecimento do currículo

É inevitável que os profissionais quem possuem um curso de pós-graduação tenham melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, em virtude do currículo mais atrativo. Além disso, durante a realização da especialização, é comum os profissionais construírem uma rede de relacionamento profissional com os demais colegas, o que auxilia na conquista de melhores oportunidades.

·         Constante atualização

Além de adquirirem novos conhecimentos, os profissionais que decidem por cursas uma pós-graduação também lidam com a atualização dos conteúdos que já foram estudados. Outro aspecto positivo é que esses profissionais aprendem a aplicar os conteúdos aprendidos na graduação e ainda adquirem uma visão mais próxima da área escolhida.

Sendo assim, adquirir conhecimentos nunca é demais e se dedicar a uma pós-graduação pode ser o diferencial que falta na sua carreira! Portanto, faça um planejamento e encontre o melhor momento para se dedicar a uma especialização. Inclusive, aproveite para conhecer os cursos de MBA FGV 2021, que estão com inscrições abertas. Esse pode ser o momento ideal para iniciar seu curso!