Os Dez princípios necessários à verdadeira liderança. Por Bob Iger, ex CEO da Disney

A Disney é conhecida não somente por seus filmes e parques incríveis, mas pela excelência de atendimento, pela preocupação com a experiência, inovação e satisfação dos clientes, certo!? Agora, imagine que só no Magic Kingdom, o maior parque da Disney, há mais de 6 mil colaboradores! Como é possível ter uma equipe altamente motivada e treinada para oferecer um excepcional atendimento e experiência ao cliente? Liderança!

Bob Iger foi o CEO da Disney por mais de uma década e meia, e muito do histórico da empresa é reflexo dos resultados desta liderança. Inclusive, Bob lançou um livro chamado “The Ride of a Lifetime: Lessons Learned from 15 Years as CEO of the Walt Disney Company”, na tradução “Onde os Sonhos Acontecem - Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company”, onde ele apresenta 10 princípios para uma grande liderança - que vamos apresentar a seguir!

1.Otimismo

Uma das qualidades mais importantes de um bom líder é o otimismo, um entusiasmo pragmático pelo que pode ser alcançado. Mesmo diante de escolhas difíceis e resultados abaixo do ideal, um líder otimista não cede ao pessimismo. De maneira geral, as pessoas não são motivadas ou energizadas por pessimistas.

2. Coragem

A base da admissão de riscos é a coragem e, em negócios em constante mutação e revolução, correr riscos é essencial. A inovação é vital, e a verdadeira inovação ocorre apenas quando as pessoas são corajosas. Isso vale tanto para aquisições e investimentos, quanto alocações de capital, e se aplica em particular a decisões criativas. O medo do fracasso tem a capacidade de destruir a criatividade.

3. Concentração

É extremamente importante dedicar tempo, energia e recursos para estratégias, problemas e projetos de maior importância e valor! Além disso, é essencial comunicar as suas prioridades de forma clara  e frequente.

4. Determinação

Por mais difíceis que sejam, todas as decisões da liderança, podem – e devem – ser tomadas em tempo hábil. Líderes devem incentivar a diversidade de opiniões, equilibrando-as com a necessidade de tomar e implementar decisões.

5. Curiosidade

Uma curiosidade profunda e permanente permite a descoberta de novas pessoas, lugares e ideias, bem como a conscientização e a compreensão do mercado e sua dinâmica de mudança. Portanto, o caminho para a inovação começa com a curiosidade.

6. Justiça

Uma liderança forte incorpora um tratamento justo e decente aos colaboradores. A empatia é essencial, assim como a acessibilidade. Pessoas que cometem erros sem querer merecem segundas chances, e julgar os outros com muita rigidez provoca medo e ansiedade, o que desencoraja a comunicação e a inovação. Ou seja, nada é pior para uma organização do que uma cultura de medo.

7. Ponderação

A ponderação é um dos elementos mais subestimados da boa liderança. Ela é o processo de adquirir conhecimento para que uma opinião emitida ou uma decisão tomada seja mais plausível, além de ter maior probabilidade de estar correta. Simplesmente, significa poder dedicar tempo para desenvolver opiniões fundamentadas.

8. Autenticidade

Seja genuíno. Seja honesto. Não finja ser o que não é. Verdade e autenticidade geram respeito e confiança.

9. A busca incansável pela perfeição

Não significa uma busca pela perfeição a todo custo, mas uma recusa em aceitar a mediocridade ou arranjar desculpas por algo ser “bom o suficiente”. Se acreditar que algo pode ser melhorado, faça um esforço para isso. Ou, se você trabalha criando coisas, torne suas criações as melhores possíveis.

10. Integridade

Nada é mais importante na liderança do que a qualidade e a integridade das pessoas e dos produtos de uma organização. O sucesso de uma empresa depende do estabelecimento de altos padrões para tudo, sejam coisas grandes, sejam pequenas. Isso significa que o modo como você faz qualquer coisa é o modo como você faz todo o resto.

Agora que você conheceu os dez princípios necessários às lideranças pelo Bob Iger, que tal aproveitar para desenvolver a sua? Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas. Ele foi desenhado para atender à demanda do mercado por um curso de especialização que contemple, simultaneamente, uma sólida formação em gestão de pessoas e o desenvolvimento de soft skills.

Por meio dele, o participante estará apto a ocupar posições de liderança e contribuir para o desempenho organizacional, desenhando e implementando políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.