Métricas para Departamentos Jurídicos: descubra quais são as principais

Uma das grandes máximas da obra de Alice no país das maravilhas é a fala do gato que diz: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho está bom”. Realmente, uma das grandes armadilhas de se trabalhar em um setor de uma grande empresa é se esforçar para fazer o básico.

Neste caso, a maioria dos departamentos jurídicos das empresas acabam emperrados em simplesmente entregar tudo o que precisam para o dia. Os prazos sempre ficam perto de estourar e a eficiência em geral é toda deixada para depois.

O fato é que para entender os gargalos, problemas e principais erros que precisam ser corrigidos é antes necessário medir e encontrar os gargalos presentes na execução dos trabalhos. E para isso as principais ferramentas que estão à disposição são as métricas para departamentos jurídicos. Tendo como saber o que está acontecendo, é possível saber onde melhorar.

Principais métricas para departamentos jurídicos

É importante dizer que existem várias maneiras de encontrar estes dados. Sendo que a maioria das empresas deixa para captá-los manualmente. Mas se a empresa tiver um sistema de gestão adequado, ou mesmo considerar um departamento de TI, é possível automatizar todos estes processos.

1 - DPO (Despesas Por Orçamento)

O primeiro ponto que todo departamento deve estar atento é sobre o orçamento previsto. Todos sabemos que podem haver alguns custos fora do presumido, mas isto não deve ser uma desculpa para se tomar qualquer tipo de atitude irresponsável.

Lembre-se, a empresa pode infelizmente acabar tendo algum problema de cortes, sendo que isso fará com que exista a impossibilidade de resolver tarefas básicas. Por isso, uma das melhores maneiras de se manter na linha é ter uma relação de todos os custos e quanto do orçamento está sendo utilizado. Às vezes é possível até mesmo encontrar valores disponíveis, que poderão ser aplicados em capacitação, ferramentas ou contratação.

Mas o normal, infelizmente, é ver que a situação não está boa, e a partir disso ver como agir e onde cortar o supérfluo. A maioria dos softwares relacionados da área disponibilizam este tipo de métrica dentro do sistema.

2 - DPT ou DPA (Despesas por Tipo ou Assunto)

De todas as métricas para departamentos jurídicos, esta é a que melhor garante resultados no longo prazo. Isto porque mostra a ineficiência de alguns gastos, enquanto apresenta os retornos de outros melhor aproveitados. O resultado costuma ser bastante semelhante ao proposto pelo Princípio de Pareto. Onde diz que 80% dos resultados vêm de 20% dos seus investimentos e esforços, fazendo o contrário também ser verdade. Através de uma boa análise, é possível impulsionar ainda mais os pontos positivos.

3 - Outros Escritórios

Quando uma empresa cresce pode acabar sendo inevitável contratar um outro escritório externo. Mas isto não significa que é preciso deixar a coisa fluir de qualquer maneira. Analise o trabalho desenvolvido pelos escritórios que a empresa contrata e veja se o retorno em geral na qualidade e resultados é algo que compensa de acordo com o investimento. Fazer uma análise de retorno sobre o investimento nesta área é um tanto quanto desafiador, mas com certeza mostra que algumas coisas devem mudar.

Pode ser que um escritório que cobre valores acessíveis tenha resultados bons com certos tipos de causas. Assim é possível focar para estes custos os serviços que terão um resultado mais certo. Os que possuem um valor elevado, mas garantem uma qualidade plena, devem ficar só com o indispensável. Acredite, a análise bem feita terá uma boa resolução final.

4 - Carga de Trabalho

Analisar a carga de trabalho é saber exatamente o que o seu departamento está executando e quanto tempo está gastando nisso. Diríamos que esta é, sem dúvida nenhuma, a mais importante das métricas para departamentos jurídicos em empresas que o orçamento não é o problema.

Aqui o ideal será medir todas as atividades que estão sendo realizadas e como estão sendo feitas. É necessário entender o tempo gasto em cada atividade, assim como entender se está ocorrendo algum tipo de gargalo de produtividade. Só dessa maneira é possível gerenciar a eficiência da equipe em questão de qualidade e velocidade, assim como de gerenciar processos em geral.

5 - Duração e Exposição à Litígios

Quanto maior for a empresa, maior serão os números de processos e situações que precisam ser resolvidas. O problema é que as situações podem facilmente sair de controle, e mesmo fazendo tudo a tempo, o departamento pode acabar um pouco alheio ao quadro geral da instituição.

Conhecer tudo o que está em andamento, assim como escolher maneiras de resolver problemas semelhantes e evitar exposições futuras é uma necessidade real. Mas só é possível ter uma ideia de por onde começar ao se fazer um levantamento e uma categorização adequada de tudo o que está em curso. Quando isto for atingido de maneira plena, então haverá a possibilidade de se ter um resultado final adequado. Além de possibilitar a apresentação de resultados positivos para a empresa.

No mais é isso, esperamos que estas métricas para departamentos jurídicos sejam úteis. Além de melhorar a sua administração e otimizar o seu tempo, segui-las pode significar trazer uma nova visão de trabalho e de mundo para todos os envolvidos.

Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o curso de MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law. Ele visa a formação de gestores de assuntos jurídicos para atuar em empresas privadas, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou setores governamentais.