Marketing Estratégico: como aplicar o neuromarketing para alavancar vendas

A busca por estratégias que sejam mais eficazes para atrair o cliente ideal e gerar conversão é um objetivo constante para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Para isso, é essencial entender por que os consumidores são atraídos para alguns produtos e não para outros. Qual a mensagem certa? E, como comunicá-la?

Existe um ponto-chave, que muitas vezes é negligenciado, que é entender como o cérebro funciona no momento de fazer escolhas para, assim, compreender melhor o comportamento do consumidor. E é justamente aí que entra o Neuromarketing!

O que é o neuromarketing?

Podemos defini-lo como a união entre o marketing e a neurociência, com o objetivo de entender o comportamento do consumidor. Ou seja, o objetivo é descobrir como o cérebro reage quando alguém é impactado por anúncios, marcas e produtos.

Com isso, o neuromarketing tem o princípio de que o cérebro possui 3 partes:

• racional: responsável pela lógica;

• emocional: guiada pelas emoções;

• primitiva: que funciona a partir de estímulos inconscientes.

E o neuromarketing estuda justamente a terceira parte — a primitiva. Dessa forma, com esse conhecimento, é possível desenvolver estratégias e técnicas que funcionam muito melhor para conquistar o público.

Como aplicar o neuromarketing para ampliar as vendas?

Como falamos, o neuromarketing ajuda a entender o comportamento dos consumidores, o que, consequentemente, ajuda a melhorar a eficácia dos estímulos direcionados aos mesmos. Isso, por si, já é um grande passo para alavancar as vendas, mas como ele, de fato, pode contribuir para aumentar as vendas?

• Campanhas mais assertivas

Utilizar os estudos de neuromarketing antes de criar campanhas (ou lançar produtos) é essencial para entender alguns fatores críticos para o sucesso. Dessa forma, se uma análise prévia mostrar que o público não tem interesse ou pode não aceitar determinada forma de comunicação, pode-se realizar correções a tempo. Assim, as campanhas podem ser lançadas com base no que é mais atrativo, na opinião dos consumidores, e ter uma chance maior de serem bem-sucedidas.

• Maior objetividade na relação com o consumidor

O neuromarketing busca alcançar a objetividade na análise do comportamento e perfil dos consumidores — indo além dos métodos tradicionais que, normalmente, consideram fatores mais subjetivos e que podem induzir ao erro. Sendo assim, o estudo ajuda a traduzir questões mais complexas, ligadas à emoção, memória e bem-estar, entre outras. Com isso, as campanhas e todo o trabalho voltado para o público-alvo se torna mais objetivo (e com maior assertividade).

• Aposta na inovação

Como dito, o neuromarketing é uma ciência nova. Isso quer dizer que as empresas que apostam nessa estratégia podem sair na frente da concorrência e desenvolver uma comunicação totalmente pautada na inovação.

Quais estratégias de neuromarketing podem ser aplicadas no seu negócios?

• Imagens valem mais que mil palavras

Uma imagem impactante é capaz de atrair a atenção em apenas alguns segundos, além de não exigir tanta interpretação ou entendimento. Ou seja, conseguem atrair o olhar e fazer com que aquele cliente preste atenção no que está sendo vendido ou oferecido. Assim, em muitos casos, é melhor investir em uma imagem direta e impactante do que em um texto.

• Pessoas humanizam a empresa

Pessoas se conectam com outras pessoas. Quando o cliente “se enxerga” na comunicação de uma empresa, as chances de tomar a decisão e consumir seu produto também aumentam. Por isso, as propagandas trazem pessoas simulando a relação que o consumidor pode ter com o produto ou serviço sendo vendido.

• As cores se conectam à emoção

Há tons que afetam as pessoas e provocam sentimentos diferentes, dependendo das nossas experiências. O vermelho, por exemplo, aciona um senso de urgência, o verde representa saúde e crescimento, já o azul é pensado para construir um senso de confiança. Portanto, é essencial usar cores que se conectam com as emoções que deseja que seu cliente sinta ao interagir com o produto ou serviço que está sendo ofertado.

• Gatilhos mentais

São frases ou palavras usadas em um determinado contexto que ativam sentimentos ou ações no nível inconsciente do cérebro das pessoas. Inclusive, existem diversos tipos de gatilhos mentais como da curiosidade, da segurança, da escassez, urgência, novidade, autoridade, antecipação e outros.

• Uso do 0,99

Uma das técnicas mais utilizadas pelo mercado, o número quebrado traz a sensação de que o valor de um determinado produto é menor, mesmo que a diferença para o preço completo seja de apenas 1 centavo.

• Vídeos testemunhais

Uma das técnicas mais utilizadas pelo e-commerce, os vídeos ativam o cérebro social, sendo um dos gatilhos mais fortes tanto na venda de produtos quanto de serviços. É a “prova social”, que mostra que outras pessoas estão aproveitando aquilo da melhor forma.

Como você pôde perceber, o neuromarketing é uma área que ajuda a entender cada vez mais os objetivos, desejos e anseios dos consumidores. Dessa forma, oferece técnicas que ajudam a aumentar a eficácia dos estímulos direcionados. É um grande passo para aumentar as vendas e aliar esses conhecimentos com ações focadas no marketing estratégico.

Inclusive, aproveite para manter-se atualizado de novas tendências e inovações da área de marketing estratégico por meio da pós-graduação online em Marketing e Mídias Digitais. CLIQUE AQUI e saiba mais!