L.L.M. em Direito: saiba como funciona essa pós-graduação

Terminar a graduação não é mais o suficiente para garantir uma posição de destaque no mercado de trabalho atual. É necessário obter uma nova qualificação para desenvolver uma carreira de sucesso. Os graduados no curso de Direito têm à disposição diferentes opções para seguir depois da conclusão do curso, como pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Além dessas, ainda há uma nova modalidade que tem chamado a atenção dos profissionais: o L.L.M em Direito.

O que é o L.L.M em Direito?

O Latin Legum Magister, Master of Laws ou simplesmente L.L.M, é uma especialização que expõe aos alunos perspectivas de diferentes cenários jurídicos, como o sistema adotado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ele tem o objetivo de garantir que os profissionais da área desempenhem sua função de maneira ainda mais eficiente, visto a participação cada vez maior dos advogados em processos decisórios e estruturais das organizações e a globalização da economia. O investimento em um LLM permite uma visão mais ampla e acertada aos profissionais.

Muitos profissionais podem, inclusive, pensar que a experiência do direito internacional pode ser desafiadora para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, visto que existem diferenças entre os sistemas jurídicos de cada país. Contudo, vivemos em um momento onde cada vez mais as empresas buscam por parceiros que estão além das fronteiras do próprio país. Dessa forma, o conhecimento de outro sistema jurídico pode abrir portas, inclusive num cenário internacional.

Qual a relação do L.L.M. e as pós-graduações da área?

Primeiro, é importante lembrar que os cursos de pós-graduação são divididos em dois formatos: latu sensu e stricto sensu. A primeira modalidade é composta pelas especializações e pelos MBAS, sendo indicadas para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma área específica e agregar mais um foco para sua atuação no mercado. Já o segundo formato, stricto sensu, tem um direcionamento mais acadêmico, sendo composto pelos mestrados, dourados e pós-doutorados.

Ambos os formato de pós-graduação concedem um status elevado ao profissional, visto que o peso acadêmico deles é o mesmo. Entretanto, como visto anteriormente, o objetivo deles no desenvolvimento do profissional é diferente.

No caso do L.L.M, ele é uma pós-graduação semelhante ao MBA, pois tem o objetivo de deixar os profissionais mais completos e preparados para atuar na gestão de uma empresa, sem que o mesmo fique limitado à esfera jurídica. Ou seja, o curso tem o objetivo de preparar o aluno para a vivência prática e para tomada de decisões diante de variadas situações, por meio de estudos de caso, discussões relacionadas a doutrina e jurisprudência, trabalhos em equipe e workshops.

Outro ponto que assemelha o L.L.M ao MBA é sua carga horária, que corresponde a, no mínimo, 360horas/aula, enquanto as especializações podem chegar a 400 horas/aulas e os cursos do stricto sensu são ainda maiores. Além disso, podemos citar outros benefícios do L.L.M, como:

Especialização no assunto: quanto mais específico um profissional é, maiores são suas chances de desenvolver um trabalho de excelência e consequentemente, tornar-se uma referência dentro do nicho escolhido. Nesse sentido, o L.L.M é um excelente caminho para ganhar expertise dentro do tema escolhido;

Desenvolvimento de competências: a aposta no L.L.M vai conferir aos profissionais as habilidades necessárias que o mercado busca para suprir algumas demandas, visto que cada vez mais podemos observar que o que falta não são oportunidades, mas sim profissionais qualificados para preenche-las;

Reciclagem de conhecimentos: o mercado de trabalho envolve um processo contínuo de atualizações, com novas descobertas e tecnologias surgindo a todo momento. No Direito especificamente, as leis também são alteradas rapidamente e isso exige que os profissionais estejam atualizados dessas mudanças e reciclem seus conhecimentos de tempos em tempos.

O profissional da área do Direito tem a consciência de que nada é definitivo. Portanto, para ser bem-sucedido no atual cenário corporativo, é essencial continuar aprimorando técnicas e valores, além de ter um diferencial para sair na frente dos concorrentes. Essas características podem facilmente serem adquiridas com o L.L.M.

Agora que você descobriu as vantagens de se tornar um profissional especializado, contate-nos para conhecer os nossos cursos e encontre a solução mais adequada ao seu perfil! CLIQUE AQUI e saiba mais.