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Gestão do departamento jurídico: 3 dicas para melhorar a qualidade

Não é de hoje que o departamento jurídico da maioria das empresas se tornou um dos pontos principais no combate a problemas em geral. Este não é mais um pedaço isolado da empresa para resolver alguns problemas pontuais.

O departamento jurídico hoje atua de forma integrada a todos os setores, e por isso pode quase ser considerado um sistema de gestão à parte. Visto que muitos dos problemas que não aconteciam no passado, são uma realidade hoje. 

Por exemplo, pense na quantidade de regulamentações novas que envolvem segurança do trabalho. Sem um setor jurídico inteirado no assunto, é possível sofrer várias sanções e processos. Além de, é claro, contar com possíveis acidentes. Mesmo que a empresa tenha seu setor de segurança do trabalho, é importante que alguém esteja supervisionando toda a parte legal para evitar este tipo de problema.

Seja como for, a correta gestão do departamento jurídico de uma empresa significa, hoje em dia, muita economia de dinheiro e tempo. Até mesmo por fatores externos à lei, como é o caso da cultura do cancelamento, que pode fazer com que alguma atitude seja propagandeada negativamente. Sendo assim, hoje abordaremos algumas dicas especiais sobre como agir de maneira eficaz nesta área.


Dicas para melhorar a gestão do departamento jurídico

Primeiramente é só importante dizer que estas são dicas das que mais se destacam na atualidade. Sendo que existem outras atitudes igualmente positivas para o benefício da sua empresa ou setor. Entretanto, a objetividade nestes três focos já costuma trazer uma mudança efetiva no ciclo de vida geral da empresa.


1 - Visão ampla das regras de negócio

Um fato consumado é de que o advogado hoje não pode estar alheio às regras de negócio da empresa. Ele não pode ser só um advogado normal, ele precisa entender o que a empresa está executando no dia a dia. Ainda que seja um desafio para empresas maiores, onde a gestão do departamento jurídico irá envolver vários tópicos, como por exemplo segurança do trabalho, proteção de dados e mais, é importante que ele esteja preparado para saber com o que está lidando.

Não é raro encontrar situações onde a contratação é adiada até o último momento, onde o tamanho da equipe já não daria conta das atividades há muito tempo. Mas isto significa que além das atividades que já estão sobrecarregadas, será necessário capacitar alguém novo. Por isso, a recomendação é preparar o profissional para ser integrado sobre a atividade geral da empresa e depois sobre o departamento principal em que vai atuar. Sendo que o gestor principal deve ter um conhecimento além.


2 - Compliance hoje, amanhã e sempre

Ultimamente as situações de acordos e contratos têm se tornado um tanto quanto perigosas. Principalmente por haverem casos onde há sempre uma fiscalização atenta para encontrar erros e irregularidades. A boa gestão do departamento jurídico precisa estar atenta aos seus processos de comunicação e aceitação de contratos. Afinal de contas, quanto maior for a hierarquia de uma empresa e suas ramificações, mais difícil fica manter a qualidade dos procedimentos.

Por isso, é importante sempre trabalhar a comunicação tanto externa quanto interna. Evite que colaboradores possam fazer ações que gerem riscos para a empresa, sejam eles para a imagem dela ou não. Se preocupe também com prazos, condições comerciais e qualquer coisa que possa gerar um problema.

Outro ponto importante é que se a empresa tem base em algo na área do TI, ou mesmo precisa trabalhar com isso, a própria questão da SLA (Service Level Agreement) acaba se tornando um ponto a se tomar cuidado.


3 - Automatize tudo o que for possível

Estamos em 2021, mas existem algumas empresas que ainda acham inteligente agir como se fosse o século XIX. Sem dúvida nenhuma, ter algumas documentações físicas à mão pode ser importante em alguns casos, mas isso só vale para alguns casos mesmo.

O fato é que grande parte das atividades, seja da gestão do departamento jurídico, ou do funcionamento geral da empresa, podem ser automatizadas. E o melhor de tudo é que não só você ganha tempo, e reduz a necessidade de uma equipe maior, mas também reduz riscos. 

Cometer erros é algo natural do ser humano, principalmente em uma rotina que pode ser muito corrida, como é o caso do setor jurídico. Ao se criar soluções que automatizam a criação de processos, facilitem a comunicação e façam até mesmo a verificação do andamento de processos, a empresa ganha.


Conclusão

No mais é isso, estas 3 dicas com certeza não são muito fáceis de se integrar na prática dentro do contexto da empresa em geral. Entretanto, é justo dizer que a maioria dos que conseguirem colocar tudo em prática terá uma vantagem imensa ao conseguir resultados que fazem toda a diferença.

A adoção de pequenas medidas por vez será realmente uma das melhores e mais seguras saídas. Por isso, recomendo colocar em prática de maneira gradual. Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o curso de MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law. Ele visa a formação de gestores de assuntos jurídicos para atuar em empresas privadas, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou setores governamentais.


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