Compartilhe: linkedin facebook

Erros de marketing digital que você não pode cometer em 2021

Este ano tem sido desafiador para os profissionais que trabalham com estratégias de marketing digital. O comportamento dos usuários mudou bastante desde o início da pandemia e, com isso, algumas práticas comuns já não são utilizadas. Além disso, a internet passou a ser cada vez mais usada para a compra de produtos e serviços, inclusive para os públicos que não tinham tanta familiaridade com a mesma. 

Junto a isso, também estão acontecendo inúmeras atualizações nos algoritmos do Instagram e do Google, por exemplo, que visam a melhoria na experiência do usuário. Outro ponto importante é a adequação das empresas à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, que exige adequações a todas as companhias, mas em especial as que trabalham com e-commerce e estratégias de marketing digital. Pensando nisso, separamos uma série de erros que não devem mais ser cometidos pelos profissionais e equipes de marketing. 

  • Desenvolver o marketing estratégico não considerando a pandemia

O comportamento dos usuários mudou desde o início da pandemia, isso é fato. Inclusive, a internet tem sido utilizada para quase todo tipo de transação, desde produtos a serviços. Portanto, é fundamental que as lojas virtuais estejam adequadas aos novos comportamentos e ofereçam melhores experiências de compra. 

No entanto, vale ressaltar que vender no online não é sinônimo de ter todo o processo no meio digital. É possível integrar a experiência do cliente em diferentes canais, mesclando o online e o offline em um processo chamado omnichannel. Um exemplo desse conceito é a compra por um meio online, mas com retirada na loja física de preferência do consumidor. 

  • Desconsiderar as exigências da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD tem o objetivo de garantir mais segurança para todos os usuários que navegam na Internet. Com ela, a captação de informações dos clientes deve seguir algumas exigências e os usuários devem ter total ciência sobre quais dados serão captados e para que serão utilizados. 

Com isso, todas as empresas nacionais estão precisando se adaptar à LGPD, pois, da mesma forma que aconteceu na Europa, com a implementação da GDPR, o descumprimento da LGPD pode ocasionar danos financeiros às empresas. Inclusive, a recomendação é que as empresas façam as adaptações com o auxílio jurídico.  

  • Estar desatualizado com relação às atualizações do Google

O Google está alterando suas boas práticas e priorizando a experiência do usuário. Com isso, a preferência para atingir as primeiras posições no buscador são os links que apresentam uma harmonia entre uma estrutura bem preparada para ser encontrada pelos rastreadores e um conteúdo atrativo e visualmente agradável para o leitor. Além disso, páginas com taxas altas de rejeição e com tempo baixo de retenção estão sendo penalizadas. 

O objetivo do Google é oferecer ao usuário um resultado o mais alinhado possível ao que ele está buscando. Ou seja, é necessário que os produtores de conteúdo criem conteúdos que satisfaçam as dúvidas dos usuários e não mais somente estruturem os textos de acordo com diretrizes de busca. 

  • Ignorar o e-mail marketing

Há algum tempo, as empresas acreditam que o e-mail marketing não é mais uma ferramenta com potencial de conversão. No entanto, a verdade é que este canal de comunicação pode entregar um bom retorno quando bem utilizado. 

É preciso gerar uma conexão empresa-cliente e lembrar que a caixa de entrada dos clientes é algo precioso, que deve receber somente informações relevantes e que sejam do interesse do mesmo. Ou seja, enviar e-mails de oferta de produtos genéricos semanalmente não é conteúdo relevante nem uma forma de conexão. 

  • Desconsiderar o fato de que atualmente o cliente está no controle

Como falamos anteriormente, entender e considerar o comportamento do cliente é uma etapa essencial para toda e qualquer estratégia de marketing digital. Ou seja, as empresas precisam apoiar o cliente durante toda a experiência de compra do produto/serviço, mas sem forçá-lo a executar qualquer ação que não seja de costume ou que o mesmo não tenha interesse. 

O comércio de produtos e serviços online está cada vez mais nas mãos do cliente e é preciso garantir uma boa experiênxia. Isso significa que é preciso disponibilizar o máximo de canais de conexão possíveis, além de oferecer um atendimento de nível excelente, personalizado e humanizado. 


Conclusão

Podemos resumir que os principais tópicos para uma estratégia digital de sucesso para esse ano são os que estão relacionados às mudanças dos comportamentos dos clientes e às adequações da LGPD. Tendo esses pontos mapeados, fica mais fácil executar as ações!  

Inclusive, nossa sugestão para manter-se sempre atualizado nas tendências de mercado é conhecer o nosso MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais, que possibilita o acesso a conceitos e estratégias de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento mercadológico de marcas, produtos e serviços e network com profissionais em todo Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.