Compartilhe: linkedin facebook

Do Planejamento ao Pensamento Estratégico: a visão e ação de uma empresa vencedora

Enganam-se os gestores que pensam que é obrigatório escolher entre construir um mundo mais sustentável ou ter bons resultados financeiros para projetar o futuro de uma empresa. Pelo contrário, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são, na verdade, fatores que ajudam no balanço das empresas. Mas, você sabe como fazer isso? 

O Professor e Coordenador Acadêmico dos Programas de Curta e Média Duração no IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV, Luiz Roberto Carnier, explica que o Planejamento Estratégico é um exercício de projetar o futuro de uma empresa. “Nele, estabelecemos o melhor caminho para se chegar lá, sobre qual a melhor forma de remunerar o investimento dos acionistas. Enfim, o futuro de todos aqueles que estão envolvidos e comprometidos com o negócio em análise”, comenta. 

No entanto, o mundo mudou, as empresas mudaram e, consequentemente, o modo de enxergar o próprio negócio também mudou. “A tecnologia aproximou as pessoas tanto na relação empresa – mercado, como na relação “one-to-one”. O mundo hoje é muito mais relacional do que transacional, o que nos obriga a nos comunicarmos e interagirmos em tempo real”, explica o professor.

Com isso, estamos falando da migração do Planejamento Estratégico para o Pensamento Estratégico. No passado, explica o professor, as empresas eram vistas como sistemas auto-reguláveis, “igual a um motor por exemplo, que mediante ajustes e correções periódicas, resolvia-se o problema de rota e direção”. No contexto atual, as empresas são componentes de um processo complexo e sistêmico, interagindo com mercados que se comportam de maneira randômica, nunca de forma linear ou previsível. 

Hoje, portanto, o Planejamento Estratégico por si não leva a empresa a um destino feliz. “É importante a internalização do Pensamento Estratégico, pois enquanto o Planejamento é um processo de análise, a Estratégia é um processo de criatividade com base em soluções inovadoras onde entra o componente Pensamento Estratégico”, explica o coordenador. Pensar estrategicamente é enxergar a realidade por todos os ângulos possíveis, buscando soluções de tom cada vez mais inovador, e que coloquem a empresa em uma posição de competitividade sustentável. 


Como montar uma estratégia baseada no Pensamento Estratégico?

Procure analisar as empresas vencedoras que conhece e perceba que todas apresentam estratégias originais e distintivas. “Com o surgimento do Uber, os sindicatos de taxistas exerceram pressão sobre essa atividade tentando enquadrar como serviço irregular, enquanto que na Ásia já se trabalhava com carros sem motoristas”, exemplifica o professor. 

De maneira geral, é possível afirmar que a concorrência não é mais por empresas do mesmo ramo ou produtos e serviços similares. Portanto, pensar estrategicamente é enxergar o invisível. “É enxergar oportunidade onde todos só encontram dificuldades”, explica. 

Para finalizar, o professor Luiz Roberto, ainda resume as observações sobre como desenvolver o Planejamento Estratégico por meio do Pensamento Estratégico em 10 princípios básicos: 

  1. Defina claramente a visão, missão, objetivos, crenças e valores 

Poucas empresas dão valor a estas definições, utilizando-as meramente como “efeitos cosméticos”. Em primeiro lugar, elas precisam ser verdadeiras, realistas e praticáveis. Em segundo lugar, só contrate pessoas que possuam o perfil alinhado a essas definições.

  1. Avalie as chances de Sucesso em função dos Objetivos Corporativos 

Se as premissas do primeiro item forem realistas, o próximo passo será a avaliação do Posicionamento Competitivo. Há empresas que subestimam as forças dos concorrentes e minimizam as ameaças do mercado. No entanto, vale lembrar que competitividade é saber fazer alguma coisa que só você saiba fazer e que represente valor a um grupo expressivo de clientes. 

  1. Pratique o pensamento estratégico na avaliação das estratégias

Se todos na empresa estiverem afinados e comprometidos com os objetivos, crenças e valores, teremos um grupo de pessoas sintonizadas em busca de soluções inovadoras e que poderão representar “a diferença que faz a diferença”. Portanto, convide seus principais fornecedores, distribuidores e clientes a participar desse exercício. 

  1. Permita que as pessoas expressem livremente suas opiniões e percepções  

Lembre-se que a solução de um problema complexo jamais será encontrada no mesmo nível de consciência em que ele foi criado -  e aqui estamos tratando de complexidade "stricto censo”. Então, se há conhecimento de causa, alto poder de observação e curiosidade constante, é lícito que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões e visões sobre os fatos.    

  1. Obtenha o compromisso coletivo com o resultado 

Estamos tratando do futuro da empresa e do futuro de todos. É necessário, portanto, haver o senso de comprometimento coletivo com os resultados. Se positivos, todos participam das glórias e benefícios, se negativos todos arcam com o ônus. Ninguém acreditará em retóricas ou teorias de mudanças se não houver comprometimento para valer.

  1. Identifique e incentive as lideranças 

Se a ideia é a migração para o Pensamento Estratégico, será natural que neste exercício despontem as lideranças dentro dos grupos. Então, lembre-se que em ambientes de alta turbulência exigem estratégias inovadoras, que implicam em mudanças expressivas. Só os verdadeiros líderes poderão conduzir a empresa a novos caminhos.

  1. Elimine o excesso de Peso e feche o Foco na sua Estratégia  

Há uma regra básica em gestão, indicando que para ganhar é preciso deixar para trás tudo aquilo que não está relacionado com a Estratégia. Portanto, na medida que as mudanças exigem novas posturas, será necessário rever processos, a estrutura organizacional e, principalmente, ter pessoas realmente alinhadas às novas competências.

  1. Ponha imediatamente em prática sua Estratégia 

Estude com cuidado todas as variáveis em jogo, tanto visíveis como as não visíveis. Entretanto, em um cenário de mudanças constantes, é necessário colocar as estratégias em prática tão logo estejam claramente definidas. O “timing” em Planejamento Estratégico é fundamental!

  1. Crie medidores de desempenho 

Tudo aquilo que não conseguimos medir, não conseguiremos controlar. Portanto, são necessários medidores precisos e eficazes, pois em um cenário caótico, se tiver controle total  da situação, é sinal que você não estará andando suficientemente rápido”.

  1. Prepare-se para mudar tudo no dia seguinte     

Se o mercado é dinâmico e mutável, a empresa também precisará estar pronta para alterar tudo novamente em função das mudanças, padrões de reação dos concorrentes e principalmente em função de seus próprios erros, que com certeza acontecerão . 


Agora que a importância do pensamento estratégico para uma empresa vencedora ficou mais clara, CLIQUE AQUI para conhecer o MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance. Ele foi desenvolvido pela FGV através da combinação de conceitos e práticas que proporcionam ao participante uma visão estratégica no processo decisório.


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.