Desenvolvimento de Carreira: conheça práticas de sucesso!

Qual seu plano de carreira? Conseguir aquele emprego dos sonhos, ser promovido, se tornar um líder? Todos são objetivos que exigem preparo para serem alcançados e um investimento que vale a pena. Quando você organiza seus planos, consegue visualizá-los com mais clareza e se sente mais motivado e comprometido para atingi-los.

De maneira geral, o plano de carreira também ajuda a definir de forma realista onde você quer estar profissionalmente em alguns anos e possibilita que analise se as suas ações presentes se conectam com seu objetivo futuro. Assim, aumenta as chances de sucesso e evita arrependimentos com tempo perdido na realização de atividades sem significado.

O que é necessário para o desenvolvimento da nossa carreira?

Basicamente, o plano de carreira deverá ser elaborado para levá-lo do seu estado atual (como você está hoje profissionalmente) ao estado desejado (como gostaria de estar dentro de um determinado período de tempo). O objetivo pode ser de médio ou longo prazo, adaptado e remodelado com o passar do tempo.

1. Delimite o seu objetivo principal

Entenda que para planejar o futuro profissional, é preciso dominar a arte de hierarquizar seus objetivos. Portanto, restrinja seus principais objetivos e os desenvolva com disciplina e inteligência.

Se o seu objetivo é chegar ao posto de diretor de uma grande empresa, comece deixando esta meta no topo, e planejando a conquista de tal forma que estará apto a conseguir vitórias secundárias a todo o momento. Ou seja, se para chegar ao objetivo, é necessário estudar ainda mais, participar de cursos de pós-graduação, de MBA, de cursos de idiomas, de intercâmbios profissionais, etc., antes de conseguir a meta principal (posto de diretor), você certamente receberá convites de outras empresas, ou promoções constantes dentro da sua. Isso significa que antes da vitória maior, você já conquistará pequenas vitórias ao longo do tempo.

1. Seja o melhor gestor da sua vida

Seja empreendedor de sua vida, pessoal e profissional. Mas o que isso quer dizer na prática? Significa que é preciso trabalhar a sua imagem profissional, tal como uma empresa. Esteja presente nas redes sociais, divulgue seus melhores trabalhos, observe os principais perfis de RH, leia os materiais postados por grandes empresas e absorva o que as grandes referências do mundo do empreendedorismo falam.

Saber escutar, absorver conhecimento, e repassar em forma de know how são elementos chaves para você ser descoberto, redescoberto, e valorizado. Desenvolver carreira passa, inevitavelmente, pela arte de estar nos melhores lugares.

1. Entenda as necessidade do mercado

Se recicle e se atualize sempre porque as necessidades do mercado estão em constante mutação e evolução. E entender estas mudanças lhe fornecerá uma bagagem melhor para crescer profissionalmente.

Portanto, se para crescer e chegar a um cargo de liderança em uma determinada empresa, os pré-requisitos são a dominância de língua estrangeira, comportamento de líder, características de inteligência emocional e sentimentos de autoconfiança, então serão esses pontos que devem ser trabalhados.

Lembre-se que a todo instante surge uma nova tecnologia, ou uma nova abordagem sobre um tema, ou sobre toda uma área de atuação. Não crie aversão ao que é novo, escolha num primeiro momento entender as novidades, agregar o conhecimento adicional, e a partir de então construa uma visão crítica.

1. Adquira conhecimento e se valorize profissionalmente

Você já deve ter lido em muitos artigos motivacionais que se valorizar é uma necessidade no mercado de trabalho. Porém, como estamos tratando de desenvolvimento de carreira, a questão que trazemos é: o que você oferece de valor?

Com esta pergunta em mente, entenda que a única resposta possível deverá ser conhecimento! A valorização de seu trabalho passa invariavelmente por um processo constante de aquisição de conhecimentos, gerais e bem específicos para a sua área. Se ao planejar a sua carreira, você delimita como auge o cargo de gestor de projetos, então busque a todo instante suprir todos os conhecimentos necessários para chegar a tal cargo.

E como chegar nesse estágio? Se capacitando. Uma pós-graduação é necessária, uma especialização é recomendada, um MBA é diferencial, um curso de idiomas, primordial. Mas esses exemplos são os mais destacados, porém no processo de buscar conhecimento devemos dar importância aos elementos mais gerais.

1. Crie, de fato, um plano de carreira

As quatro primeiras dicas do desenvolvimento de carreira resultam nesta última prática, que se não é a mais importante, é ao menos a cereja do bolo no campo de desenvolvimento de carreira. Chegamos à dica derradeira: crie, de fato, um plano de carreira para a sua vida profissional.

Ele terá como ponto de partida a criação do objetivo principal, e precisará de gerenciamento, muito planejamento, e uma execução estratégica. É preciso estabelecer prazos para todas as pequenas conquistas que levam ao objetivo principal.

Além disso, seja crítico e saiba ouvir feedbacks, positivos, e acima de tudo, os não tão bons. Entenda que somente com os erros que o crescimento profissional amadurece. Ser um bom profissional não é resultado de mágicas nem milagres, mas é sim consequência de uma jornada recheada de acertos e erros, onde se aprende sempre.

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!