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Conheça os 9 principais tipos de gestão nas empresas

O mercado muda frequentemente, e com ele, também se alteram as demandas de consumo e as metodologias correntes. Para se manter competitivo — seja como empresa ou mesmo enquanto profissional, é necessário buscar atualização teórica e prática, valorizando o que é tendência e o que vem apresentando resultados positivos. No caso de novos modelos de gestão empresarial, por exemplo, a dinâmica não é diferente.


Qual é a importância da gestão para uma empresa?

Uma empresa pode oferecer um bom produto ou serviço, ideias inovadoras, bons relacionamentos e ter muito potencial para explorar as oportunidades do mercado. Entretanto, se não existirem metodologias de gestão implementadas, ela pode não alcançar os resultados esperados bem como ter seu crescimento comprometido.

Isso significa que investir em métodos de gestão empresarial é muito importante. Eles que garantem que os processos sejam organizados, a rotina de trabalho seja bem definida e a empresa tenha facilidade para buscar diferenciais para a sua atuação. Inclusive, eles promovem benefícios fundamentais, como:

  • facilitam a identificação de oportunidades e ameaças;

  • melhoram o clima organizacional;

  • reduzem custos, desperdícios e falhas;

  • aumentam a produtividade;

  • auxiliam na tomada de decisão;

  • facilitam a previsão de resultados;

  • promovem a organização dos processos e pessoas;

  • promovem a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços;

  • auxiliam no planejamento estratégico.


Quais são os 9 tipos de gestão para implementar na empresa?

O sucesso de uma empresa depende de um gerenciamento eficiente de diversos aspectos internos e externos. Nesse sentido, os tipos de gestão são essenciais para organizar o trabalho, otimizar os resultados e eliminar as dificuldades.


1. Gestão de desempenho

Processo que integra estratégia, aprendizagem, competências e indicadores quantitativos e qualitativos, a gestão de desempenho envolve o alinhamento entre objetivos da organização e desenvolvimento dos colaboradores, bem como a entrega de resultados. Nela, devem ser definidas e alinhadas as expectativas entre colaboradores e lideranças, que devem saber o que um espera do outro. É considerado um processo cíclico e contínuo. 


2. Gestão de oportunidades

Prevista na ISO 9001, o conjunto de normas técnicas de âmbito geral pela qual as empresas implementam a qualidade em processos, a gestão de oportunidades está relacionada a outra vertente gerencial, a de riscos. Sendo assim, oportunidades e ameaças devem ser tratadas com a mesma atenção.

A norma ISO procura dar às empresas subsídios que as permitam não só evitar os riscos, como transformá-los em “escadas” para a melhoria contínua. Ou seja, ela segue um velho ditado que diz que é nas crises e nas situações de riscos que estão as melhores chances de crescer. 


3. Gestão por resultados

Nenhuma empresa sobrevive sem resultados e para alcançá-los é preciso ter uma gestão orientada por resultados. Portanto, o objetivo dessa metodologia é definir objetivos específicos para a empresa e definir formas de trabalhar para atingi-los de maneira organizada e planejada. 

Além disso, essa gestão busca estabelecer indicadores e métricas para avaliar o desempenho e engajar o time. Ela se baseia em três pilares: transparência, objetividade e engajamento das pessoas.


4. Gestão estratégica

Conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma empresa, considerando os ambientes interno e externo da companhia. Essa é a definição de gestão estratégica. Dessa forma, as lideranças são responsáveis por determinar os principais objetivos de uma organização em determinado período de tempo e como eles serão alcançados, alocando recursos para que as metas se concretizem.


5. Gestão de processos

Consiste no gerenciamento de um negócio por meio do controle de processos, ou seja, por meio de uma visão sistêmica da organização. A função da gestão de processos é equilibrar e promover o alto desempenho de todos os processos de uma organização e a interação entre eles. A gestão de processos também pode ser chamada de BPM (Business Process Management) ou gerenciamento de processos.


6. Gestão orçamentária

O orçamento empresarial é importante para prever como os recursos financeiros de uma organização serão aplicados em um determinado período. Bem como, o gestor, ao elaborar o orçamento deve prever as receitas e as despesas que terá no futuro para planejar onde, quando e quanto de dinheiro será necessário para alcançar seus objetivos em cada período. Isso se trata de gestão orçamentária. 


7. Gestão de riscos

Conjunto de atividades com o objetivo de controlar uma empresa em relação a possíveis riscos ou ameaças que possam afetar os seus objetivos. Essa gestão pode ser considerada um trabalho de prevenção, para que a empresa consiga se antecipar antes que aconteçam situações de risco ou lidar com o mesmo, se acontecer sem que tenha sido previsto. 


8. Gestão da qualidade total

A Gestão da Qualidade Total (do inglês “Total Quality Management”, também conhecida pela sigla “TQM”) consiste num método focado no processo de criação de consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Assim como nas pessoas envolvidas nesses processos. Ou seja, a Gestão da Qualidade Total é qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de seus produtos ou serviços. 


9. Gestão de projetos

Todos os tipos de gestão apresentados até então têm em comum: precisam de ações constantes, buscando a melhora da performance e a melhoria de indicadores para contribuir com o crescimento da empresa. Essas ações são os projetos. Mas como incluir projetos de mudança ao mesmo tempo em que a empresa segue sua operação rotineira? Esse é o papel de gestores de projeto. São profissionais que, a partir de objetivos traçados e recursos disponíveis, elaboram as etapas e as pessoas necessárias para chegar ao ponto que a empresa almeja.


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