Conheça as 4 Principais vantagens de uma boa Gestão de Marketing

Em plena era digital, onde o Marketing Digital está em alta, ainda há uma porcentagem da população que acredita que marketing é apenas propaganda - aquela que vemos na televisão, outdoors e jornais. O Marketing vai muito além, ele é uma área de negócio complexa e abrangente, que precisa de uma boa gestão para funcionar.

Para que o marketing realmente traga resultados sustentáveis, é preciso que exista pesquisa, planejamento, estratégia, mensuração e processos que organizem todas essas atividades. A gestão do marketing faz isso! Ela é uma área que coordena as atividades e as pessoas envolvidas para que ajudem a empresa a alcançar o futuro que deseja.

Afinal, o que é gestão de marketing?

O marketing consiste em todas as técnicas e estratégias que uma empresa usa para divulgar produtos, atrair clientes e satisfazer as necessidades do público. É responsável por definir o dimensionamento do mercado consumidor, reconhecer seu comportamento e fazer ofertas com valor agregado. Podemos considerar então, que a gestão do marketing é uma verdadeira máquina de gerar clientes para o empreendimento.

Dessa forma, a gestão de marketing tem um papel crucial. É importante entender que esse gerenciamento não é sinônimo apenas de planejamento. À gestão compete um processo completo que engloba diagnóstico, análise de viabilidade, tomada de decisão, estruturação e acompanhamento de resultados.

Quais as principais vantagens de uma boa gestão de marketing?

1. Fidelização

Num mercado onde as opções são inúmeras e estão à disposição do cliente com apenas alguns cliques, fidelizar o mesmo pode não ser uma tarefa fácil. Entre tantas opções, fazer com que o cliente continue preferindo o seu produto ou serviço pode ser desafiador. Por isso, podemos dizer que uma boa Gestão de Marketing é capaz de fazer com que a empresa conheça profundamente seu cliente.

Conhecer o público-alvo é um ponto crucial que ajuda na comunicação. A organização que conhece seu cliente conseguirá falar a “sua língua”, irá conhecer suas preferências. Quando isso acontece, é possível divulgar o seu produto de forma não invasiva, o que cativará a simpatia do cliente. Com uma comunicação adequada você não apenas fidelizará os clientes, como os transformará em fãs de sua marca. Vale lembrar que para conseguir fidelizar o cliente é importante criar estratégias de pós-venda.

1. Melhoria na tomada de decisões

Para que uma empresa tenha sucesso é preciso que ela conheça a si mesma e, também, conheça o mercado no qual atua. Por meio de uma boa Gestão de Marketing a organização consegue conhecer a fundo o mercado, suas dores, necessidades e desejos.

Além disso, para tomar decisões é preciso ter informações consistentes e de qualidade que poderão ser adquiridas por meio de enquetes, pesquisas de mercado, feedbacks de clientes, etc. Essas ações são atividades da área de Marketing.

Ao estar bem informado sobre tudo o que envolve os seus consumidores e os seus produtos ou serviços, a gestão da empresa sabe para onde deve direcionar os esforços da equipe e os recursos financeiros. Ou seja, com uma boa Gestão de Marketing, as tomadas de decisões serão mais assertivas, representando eficiência, redução de tempo e custos nas estratégias e ações.

1. Redução de Custos

Como mencionado acima, a redução de custos é mais uma das vantagens de uma boa Gestão de Marketing. Todo cliente tem um CAC (Custo de Aquisição) envolvido - ele está relacionado a diversos fatores, como propaganda, divulgação, atendimento, pós-venda, etc. Isso significa que o CAC é uma métrica que mostra quanto uma empresa está investindo para a conquista de cada um dos seus consumidores.

No entanto, vale lembrar que há estudos que comprovam que manter um cliente apresenta um custo significativamente menor do que conquistar um cliente novo. Dessa forma, com uma boa Gestão de Marketing a organização será capaz de manter uma comunicação ativa e contínua, o que resulta no engajamento do cliente com a marca. Um cliente fidelizado por meio de ações de marketing empresarial está mais propenso a realizar novas aquisições.

1. Fortalecimento da marca

Apesar de ser algo intangível, o valor de marca é algo de extrema importância. Portanto, fortalecer a marca é imprescindível para criar valor aos produtos ou serviços. Muitas vezes, dependendo do perfil do cliente, o mesmo compra  algo porque já conhece a marca e confia, mesmo que este tenha um preço maior. Isso acontece porque, nestes casos, o cliente está considerando o valor agregado e não o preço do produto.

As vantagens acima evidenciam a importância de criar ações eficientes de marketing. Quando o consumidor enxerga que os valores da sua empresa estão de acordo com os valores dele, automaticamente ele terá mais propensão a adquirir seus produtos ou serviços.

Ao investir na Gestão de Marketing você está investindo na sua marca e agregando valor ao seu produto! A gestão do marketing, portanto, é o caminho para estruturar a área e potencializar seus resultados. Agora, aproveite e conheça nosso MBA Executivo em Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais, que possibilita o acesso a conceitos e estratégias de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento mercadológico de marcas, produtos e serviços e network com profissionais em todo Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais.