Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

O alto índice de insatisfação e infelicidade no ambiente corporativo tem explicação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, nove em cada dez brasileiros estão infelizes em seu atual ambiente de trabalho. Mas porque, afinal, esse desejo de mudar surge?

São muitos os motivos para querer mudar de vida, transformar a rotina e  enfrentar uma transição de carreira, mudando a realidade profissional. O primeiro deles surge quando acontece, em um determinado momento da vida, uma transformação na essência da pessoa, resultando na vontade de colocar em prática valores novos. Outros motivos podem ser:

• Viver insatisfações e dúvidas em relação à vida, atual carreira e local de trabalho;

• Vivenciar mudanças nas estruturas de vida pessoal e profissional, surgindo a vontade de começar de novo, recolocar-se no mercado de trabalho de uma maneira diferente;

• Estar em um 'período de desintoxicação' ou mesmo um sabático, reavaliando a vida como um todo e as prioridades;

• Fechamento de um ciclo, desejando uma rotina mais tranquila;

• Jovens que estão na fase de escolher, viver experiências novas na vida pessoal e profissional;

• Pessoas que não se identificaram com os cursos que inicialmente escolheram e querem avaliar outras possibilidades de carreira.

E, durante esse processo, o que mais se terá serão dúvidas. Essa é a hora certa? Será que sou capaz de fazer algo tão diferente? A carreira deve acolher e honrar os potenciais naturais de cada um de forma a trazer mais leveza e felicidade tanto para si mesmo como para os que estão ao redor. Pessoas felizes profissionalmente são mais capazes de conquistar realizações emocionais e materiais.

E, como saber se chegou a hora de mudar de carreira?

Investigue se o seu desafio é o cargo ou a profissão. Cada área oferece diferentes maneiras de atuação e caso você goste da sua profissão, pode buscar uma colocação em outro setor que lhe interesse mais. Mas, se além de desmotivado, você vive adoecendo, não tem vontade de compartilhar sobre seu trabalho com amigos e familiares, a não ser para reclamar e ainda faz de tudo para que o tempo passe logo e se sente livre apenas quando está fora da empresa, acho que não precisamos falar mais nada, não é mesmo?! É hora de mudar!

• Se possível, conte com o apoio de um consultor de carreira.

Há profissionais capacitados que podem  ajudar a trocar de área de maneira segura e eficiente. Busque por um consultor de carreira que ofereça orientação e acompanhamento.

• Questione-se!

Caso não seja possível contratar um consultor de carreira nesse momento, faça algumas perguntas a si mesmo que vão trazer respostas importantes sobre qual o rumo da sua vida profissional: Quais são os meus talentos? Como quero contribuir com a minha vida e a dos outros por meio do trabalho? Gosto de trabalhar sozinho ou prefiro trabalhar em equipe? A ideia de empreender me atrai? Tenho talento para isso ou prefiro trabalhar em alguma empresa?

Com as respostas em mãos, pesquise sobre as áreas de interesse, converse com profissionais desses setores sobre formatos e rotinas de trabalho e perceba como você se sente ao se imaginar trabalhando com isso.

• Quando escolher o destino, invista no caminho.

Quando você optar por uma nova profissão, aposte em cursos, palestras, capacitações, especializações e crie uma rede de contatos da sua área de interesse. As especializações vão qualificá-lo para começar a nova jornada e a rede de contatos, além de o manterem por dentro das novidades do mercado, podem abrir portas no seu início de carreira.

Inclusive, para saber mais, confira nosso post Como a pós-graduação pode lhe ajudar a mudar de área/carreira? e conheça os cursos de pós-graduação com matrículas abertas, clicando AQUI.

• Planeje-se e persista!

Organize suas finanças para que você possa investir em novos cursos e também para, quando transitar, talvez começar ganhando menos, já que isso é normal em qualquer início de carreira. Não se deixe influenciar por críticas e medos de amigos e familiares e aposte na sua capacidade de se reinventar e se realizar profissionalmente!

Mudar de profissão não deve ser encarado como a última escolha, mas como uma escolha viável e tentadora, principalmente devido às diversas vantagens que oferece. Uma decisão racional, acima de tudo. O processo é grande e assustador. É realmente uma mudança completa de vida. No entanto, os benefícios alcançáveis fazem com que valha a pena!