Como a pós-graduação pode lhe ajudar a mudar de área/carreira?

Pare um minutinho e responda com sinceridade: o caminho profissional que você escolheu para sua graduação lhe garante satisfação? Você se sente realizado profissionalmente, com a certeza que tomou a melhor decisão? A resposta para essas perguntas pode ser “não” e tudo estará bem.

Há muitos profissionais em atuação no mercado de trabalho que gostariam de mudar de área de atuação ou de tentar algo novo. Isso não é algo impossível! No entanto, é preciso estar claro que, durante esse processo, alguns desafios podem acabar surgindo. Afinal, nenhuma mudança costuma ser fácil, certo?!

Caso você esteja pensando em mudar de área, mas ainda está com dúvida sobre esse processo e sobre como uma pós-graduação é importante para obter sucesso na nova trajetória, saiba que falaremos justamente sobre isso a seguir.

Qual a importância de uma pós-graduação para quem deseja mudar de área?

Independentemente da área de atuação, as empresas dão cada vez mais destaque aos profissionais que se mantém atualizados, demonstrando buscar conhecimentos e aprendizados constantes. Dessa forma, quem, de maneira geral, não investe em educação continuada acaba ficando um passo atrás da concorrência, que está cada vez mais bem preparada para suprir às demandas de mercado.

Sendo assim, podemos entender que para mudar de área de atuação, cursar uma pós-graduação e adquirir novos conhecimentos é algo imprescindível. Além disso, ao iniciar o curso, as chances de ampliar o networking e de conhecer pessoas que atuam nesse campo aumentam, o que pode abrir portas para novas oportunidades e facilitar o acesso a informações sobre a nova profissão e o mercado de atuação.

No entanto, na hora de decidir por uma especialização em outra área de atuação sempre podem surgir algumas dúvidas comuns, que separamos abaixo:

·         É possível fazer uma pós-graduação em qualquer área?

Sim, é possível, desde que a instituição de ensino aceite. Então, por exemplo, um profissional graduado em engenharia pode tentar cursar uma especialização em biologia, assim como um graduado em psicologia pode se especializar em comunicação social e vice-versa. A principal exigência para uma especialização é o curso de graduação completo.

·         Uma pós-graduação é suficiente para trocar a área de atuação?

Provavelmente não, mas é considerado um passo inicial. Além disso, na especialização, além de adquirir os conhecimentos técnicos na área que deseja atuar, você terá a chance de conhecer profissionais que já estão nesse mercado.

No entanto, há um ponto em específico que precisamos ressaltar. Para poder exercer as atividades de uma profissão que é regulamentada por lei, é preciso ter o diploma de graduação na área e registro no conselho da mesma. Isso significa que é possível direcionar a carreira para o ramo da engenharia, por exemplo, se cursar uma especialização na área, mas não é possível atual como engenheiro se a graduação não for essa.

·         É possível fazer mais de uma especialização?

É possível cursar quantos cursos de especialização quiser, considerando tanto o formato lato sensu quanto o stricto sensu.

Como se preparar para mudar de área?

A decisão por cursar uma especialização em outra área foi feita, bem como a decisão de trocar de área de atuação. E agora?

·         Avalie suas metas profissionais e de vida

Saber que não quer mais atuar em determinada área é diferente de saber qual área gostaria de atuar a partir de então. E isso é normal! No entanto, para que não ocorra uma frustração quanto à decisão, faça uma avaliação sincera sobre quais são as metas profissionais e de vida para os próximos anos. Avalie suas habilidades, qual remuneração gostaria, o que não abre mão e anote tudo. Após isso, tome a decisão!

·         Pesquisa o mercado da nova área

De posse da decisão anterior, pesquise o mercado de trabalho da nova área de atuação para entender quais serão as possibilidades de atuação, bem como o que os cursos de especialização dessa área poderão lhe oferecer. Junto a isso, converse com profissionais já atuantes, busque por conteúdo especializado na internet e fique de olho naquelas listas de profissões do futuro – aquelas que são consideradas campeãs de empregabilidade.

·         Faça um planejamento financeiro

A especialização é um investimento na educação formal dos profissionais, bem como um leque de oportunidades para o futuro em virtude de tudo que ela oferta. Porém, sabemos que em razão de todos os benefícios que traz, ela demanda um recurso financeiro a altura. Então é preciso um planejamento financeiro para cursar a pós-graduação e a realizar a troca de área.

Como escolher a especialização certa para trocar de área?

Escolher a especialização correta para sua carreira não é uma tarefa simples, especialmente em virtude da grande oferta de cursos disponíveis. Por isso, antes de decidir é preciso pesquisar o que cada curso oferece, bem como a forma como ele vai lhe auxiliar na preparação da mudança de área.

Para saber mais, confira nosso post “Qual o melhor momento para começar uma pós-graduação?” e conheça os cursos de pós-graduação com matrículas abertas