Compartilhe: linkedin facebook

7 comportamentos para eliminar no ambiente de trabalho

Passamos boa parte do nosso dia, e da nossa semana, no ambiente de trabalho, certo?! Muitos profissionais, inclusive, convivem mais tempo com seus colegas do que com seus familiares. Dessa forma, o comportamento no ambiente corporativo se torna essencial para garantir a produtividade e a harmonia entre as equipes. 

O ambiente corporativo requer uma postura adequada, pois estamos constantemente em contato com outros profissionais, e o convívio é inevitável. Comportamentos inadequados não incomodam apenas, também podem reduzir a produtividade, atrasar o crescimento da empresa e colocar o emprego em risco.

Um colaborador que não convive harmoniosamente com os colegas e está sempre causando intrigas, inevitavelmente chama a atenção da gestão por conta de seu comportamento inadequado. Uma excelente postura no trabalho, por sua vez, é vista como um diferencial do profissional, já que a boa convivência no ambiente corporativo torna a rotina mais leve e alegre e levam ao aumento da produtividade por parte de todos.

O conselho é fazer uma autoanálise constante. Para ajudar, confira uma lista de comportamentos para eliminar no ambiente de trabalho: 

1. Perfeccionismo: feito é melhor do que perfeito! Em um ambiente dinâmico, prezar por perfeição é, literalmente, perda de tempo;

2. Julgamento pessoal e dos outros: quando você adota uma postura de julgamento, só está focando no problema, não nas soluções;

3. Duvidar de si mesmo: se você, como gestor, não acredita em si mesmo e na sua empresa, seja sincero: quem irá? 

4. Assumir que o pior vai acontecer: para quê antecipar problemas? Foque em ser “solucionador” deles; 

5. Preocupação excessiva: seus colaboradores não são crianças, acredite. Com uma gestão libertária, você dá autonomia e evita se preocupar com situações que não te cabem mais no nível de gestor; 

6. Tentar controlar tudo: você não vai. O papel do gestor é se tornar dispensável para a empresa;

7. Reclamar: se você reclama, está dando exemplo para os seus colaboradores e formando um ambiente cansativo e tóxico de se trabalhar. 


O que fazer no ambiente de trabalho?

Depois de citarmos sete comportamentos para eliminar no ambiente de trabalho, reunimos algumas ações que devem ser colocadas em prática dentro da organização para melhorar o ambiente. O motivo disso é que elas configuram uma postura exemplar e, consequentemente, uma referência entre os colaboradores.

1. Adote uma postura proativa

Tenha sempre uma postura proativa no local em que você atua, sem esperar por reconhecimento ou algum tipo de gratificação. Ou seja, é preciso ter disposição para encontrar soluções para problemas e eventuais dificuldades.

Também é fundamental tomar a iniciativa de ajudar os colegas a concluir os afazeres, se envolver com os projetos do setor, propor ideias para melhorar o ambiente interno da empresa etc.

2. Cuide da sua imagem profissional

Ao trabalhar para uma organização, você não apenas presta serviços para ela, como também passa a representá-la frente ao mercado. Por isso, é de suma importância ter atenção à sua imagem profissional. 

Em outras palavras, não use roupas inadequadas ou acessórios extravagantes, tenha uma comunicação sem gírias e coloquialismos, cuide da sua aparência, refine os seus modos em público e invista em inteligência emocional. Também é importante ter a capacidade de trabalhar sob pressão e saber lidar com cobranças e críticas sem descontroles emocionais.

3. Trabalhe a organização e a disciplina

Além da proatividade, é de bom tom ser um profissional organizado e disciplinado. Isso aumenta a produtividade, beneficia o cumprimento de ações planejadas pela companhia, promove melhor ordenação e aproveitamento do espaço no qual se trabalha, entre outros benefícios.

4. Tenha a pontualidade como um hábito

Outro exemplo válido é ser pontual e respeitar a jornada de trabalho, não apenas em dias de reuniões e defesas de projetos, mas durante toda a rotina. Fazer disso um hábito mostra comprometimento e, principalmente, respeito para com a organização — algo que é bastante valorizado no meio corporativo.

5. Respeite os níveis hierárquicos

Por último, saber identificar e respeitar os níveis hierárquicos estabelecidos dentro da instituição é um grande diferencial. Isso porque essa prática não só demonstra que você tem consideração pelos seus superiores, mas que também entende que aqueles com mais tempo de casa contam com um conhecimento e uma experiência consistentes e extremamente úteis.

Ou seja, você reconhece que eles podem passar ensinamentos que ajudarão a aperfeiçoar o seu desempenho e o seu aprendizado sobre gestão, liderança, comportamento estratégico e muito mais.


Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!


Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-6820
  • Segunda a Sexta, das 8h30 às 18h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 99379-7562
  • Segunda a sexta, das 8h30 às 18h

Florianópolis


  • Rodovia SC 401, 4100 - Km4
  • (51) 3230-4400
  • (48) 98870-3902
  • Segunda a sexta, das 9h às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies. e a nossa Política de Privacidade.