7 benefícios de fazer um MBA

Os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho não podem parar de estudar. A  graduação deve ser considerada apenas a primeira etapa de formação — quem almeja crescer na carreira deve buscar uma qualificação a mais. No entanto, mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda se perguntam — por que fazer pós-graduação?

A resposta é simples: porque é uma maneira de se manter atualizado e estar mais preparado para disputar as melhores oportunidades de emprego. No mercado de trabalho, é cada vez maior o número de empresas que não só valorizam profissionais pós-graduados, como, inclusive, exigem que os candidatos tenham — dependendo do cargo — um MBA ou uma especialização.

Afinal, o foco das companhias é montar quadros de colaboradores cada vez mais capacitados e com currículos primorosos. Esses profissionais serão os responsáveis diretos pelo crescimento e expansão dos negócios. Mas, se mesmo com tudo isso que falamos, você ainda não está seguro se deve investir em uma pós, confira nosso post e conheça 7 benefícios de fazer um MBA!

Quais as vantagens em fazer um MBA?

Vamos ser sinceros, quem nunca sentiu aquela vontade de aprender um pouco mais ao terminar a graduação? A faculdade muitas vezes oferece poucas experiências práticas ao longo do curso e, por isso, o MBA pode ser bem importante!

Além de complementar o currículo e colocar os profissionais mais próximos de boas oportunidades de emprego, o MBA possui um diferencial, que o torna único entre as opções de pós-graduação. Ele possibilita, além do foco em temas empresariais, a vivência com tarefas práticas, estudos de casos reais e outras atividades que colocam os profissionais cara a cara com os desafios do mercado de trabalho. Dessa forma, podemos concluir que  o MBA oferece uma visão empresarial mais afinada e com um toque de liderança.

Confira, abaixo, quais os sete benefícios de cursar um MBA e como cada um impacta positivamente a sua carreira!

1. Torna o profissional mais competitivo

Com a competitividade aumentando a cada dia, a graduação já não tem o mesmo peso de antes. Cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado vêm sendo vistos como um verdadeiro pré-requisito para cargos de forte impacto nas empresas. Mais de 70% das vagas de liderança exigem algum tipo de curso complementar. Portanto, o MBA é uma oportunidade de mostrar expertise em uma determinada área e destacar a sua empresa ou sua carreira no mercado.

1. Conhecimento em liderança prática

A maioria dos cursos de pós-graduação tem como foco a análise quantitativa, analíticas, teorias e pouca ênfase no dia a dia do mundo organizacional. Já o MBA, como dito anteriormente, tem como característica principal se aprofundar em conhecimentos mais estratégicos com foco no comportamento organizacional e na liderança com máxima performance. Dessa forma, um curso MBA é focado na transmissão de conhecimentos práticos, no qual há uma troca de experiências entre professores e alunos.

1. Trabalha um networking qualificado

Como já mencionado anteriormente, os programas de MBA são grandes oportunidades de aumentar sua lista de contatos. Aliás, traz excelentes oportunidades de parcerias de sucesso e de aprender ainda mais sobre outras áreas.

1. Atualização de conhecimentos

Por mais que uma graduação seja imprescindível na vida de qualquer profissional, todos os aprendizados se tornam ultrapassados mediante às novas tecnologias e tendências empresariais. Após a conclusão de uma graduação, é comum alguns profissionais se acomodarem em um cargo, o qual se sentem estabilizados. No entanto, vale lembrar que todo profissional é substituível e a partir do momento em que a empresa estagnar, será necessário realizar mudanças críticas, principalmente nos cargos de liderança e gestão.

Nesse período crítico, os profissionais que mantêm constante atualização de conhecimentos serão os primeiros a se destacarem para impulsionar a escalabilidade do negócio.

1. Praticar habilidades com inovação e visão estratégica

Os programas de MBA são estruturados para desenvolver competências estratégicas e de inovação para que assim o aluno possa atender às necessidades imediatas do mercado.

1. Fazer MBA é investir no autodesenvolvimento

O autodesenvolvimento proporciona que os profissionais evoluam cada dia mais em sua área de atuação. Além disso, as grandes empresas precisam de profissionais com conhecimentos multidisciplinares, isto é, que contribuam para diversas áreas da empresa. Com isso, o profissional adquire uma ampla visão do mercado e consegue analisar com assertividade as exigências do seu cargo. É justamente com essa habilidade analítica que o profissional alcança sua realização profissional.

1. Assertividade nas tomadas de decisões

Com uma ampla e sólida gama de conhecimentos adquiridos por um Programa MBA, o gestor saberá exatamente onde, como e quando deverá investir em mudanças que propiciam resultados rápidos.

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!