6 tendências de aprendizado corporativo

As mudanças fazem parte da vida de todos e, consequentemente, as empresas também passam por essas situações. É preciso se adaptar ao meio em que vivem, para que assim possam continuar mantendo o negócio em alto nível.

No entanto, os últimos meses foram agitados, imagine tudo o que a pandemia alterou de processos! As empresas tiveram que buscar uma forma de estar firmes e continuar com os seus projetos desenvolvidos e competindo em alto nível.

Além disso, por causa da situação do COVID, as mudanças tiveram de ser rápidas. A transição repentina para maneiras de trabalhar que não eram tão comuns assim antes, como o home office, exigiu horas de ajustes e treinamentos por parte dos profissionais.

Aprendizado corporativo: 6 insights

Com todo o cenário citado, a necessidade de as empresas modernizarem o treinamento das suas equipes ficou em evidência. Então, surgem os questionamentos: quais serão as habilidades necessárias para o futuro do trabalho? Quais serão as tendências de aprendizado corporativo?

1 - Saúde mental e produtividade

Para realizar qualquer atividade com verdadeira dedicação é importante que os colaboradores tenham sua saúde mental equilibrada. Se isso não acontecer, os resultados poderão afetar o ambiente dentro da empresa e, consequentemente, a lucratividade da companhia.

No entanto, os profissionais passaram por muitas mudanças e fatores emocionais foram afetados, especialmente os relacionados à ansiedade. Com isso, é tendência o consumo de cursos que sejam relacionados à gestão do tempo - uma competência relacionada à produtividade.

2 - Colaboração à distância

Outro tipo de mudança que aconteceu em 2020 foi o relacionamento profissional à distância. Por conta das medidas de isolamento social, foi necessário fazer uma grande adaptação de todos os processos. Dessa forma, o isolamento fez com que a conversa fosse feita a distância para que as equipes de trabalho pudessem comunicar o seu conhecimento e discutir ideias entre todos.

Veja só que interessante a questão da conversa à distância, ela não só não diminuiu, mas também foi aprimorada em muitas empresas. Algumas vezes até mais do que quando havia um regime presencial. Dessa forma, a comunicação corporativa cresceu 1.585% em comparação a 2019. Esse crescimento mostra que muitas empresas de atividades diferentes estão investindo neste tipo de habilidade comunicativa.

3 - Gestão de dados

Para que nada venha a se perder e passar por alto, é importante ter uma boa gestão de dados. Mas, para isso, é muito importante que os profissionais aprendam o necessário para organizar dados que envolvem muito dos negócios.

Uma das buscas que mais disparou recentemente foi na procura por cursos de programas em planilhas, como o Excel, da Microsoft. No entanto, é tendência a busca também por habilidades como business intelligence, análise de dados e visualização de dados.

4 - Automação na área de dados

Um ponto que foi absorvido pela maioria das empresas e seus corpos gestores é exatamente a capacidade de gerar automação para a maioria dos processos. Isto faz com que pessoas do mundo todo estejam habilitadas para resolver a maioria dos problemas com maior agilidade. Pense bem, muitos dos trabalhos que hoje são executados por máquinas já foram executados por pessoas no passado.

O fato é que uma gestão eficaz entende que tempo é dinheiro, sem contar que as automações acabam por eliminar os famosos erros humanos. Ter um departamento de TI, no caso de empresas maiores, ou mesmo contratar freelancers para fazer estas automações é uma tendência e necessidade.

5 - Papéis híbridos

O conhecimento tecnológico é muito importante para uma empresa, pois sem o mesmo muitas áreas do empreendimento vão ficar obsoletas. O fato é que variar nas aplicações e opções de materiais tecnológicos se tornou algo crucial. Assim, empresas de tecnologia estão agindo com mais de uma especialidade, se tornando muito mais ágeis em seu negócio.

Os gestores do momento estão incentivando os profissionais a investirem em áreas que não são diretamente seu foco de trabalho, mas se tornam uma ferramenta a mais para o crescimento da empresa.

6 - Segurança cibernética

A quantidade de ataques cibernéticos tem crescido em proporção geométrica, visto que os funcionários não estão mais usando as redes seguras das suas empresas. E, por isso, o conhecimento na área se tornou indispensável! Um dos motivos que levou todo o trabalho a se tornar ainda mais cuidadoso é em parte a demanda por trabalhos Home Office.

Dessa forma os profissionais de TI tiveram que se virar para fazer com que a segurança da empresa fosse mantida, mesmo que os computadores ficassem fora dela. Por isso, por exemplo, o consumo de cursos de ethical hacking no setor de mídia é considerado uma tendência.

Apesar da turbulência dos últimos meses, as empresas têm a oportunidade de se desenvolver e se reinventar continuamente. Flexibilidade, aprimoramento das habilidades dos funcionários e fortalecimento da capacidade de aprendizado dos mesmos são boas metas para começar o ano com o pé direito.

Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer os cursos de curta e média duração da Decision. Há cursos em diferentes áreas de conhecimento, que proporcionam aos alunos uma experiência de aula diferenciada, que visam aprimorar a prática profissional, com o desenvolvimento de novas habilidades e foco na aplicação no dia a dia.