3 “mentiras” que contam na escola e que te prejudicam nos negócios

Empreender não é  tarefa mais fácil do mundo, seja você alguém que comanda algo grande ou pequeno. E claro, muitos dos erros, problemas e dificuldades que nós temos estão diretamente relacionados com a falta de conhecimento específico na área em que atuamos. Mas uma coisa que poucos sabem é que existe uma quantidade massiva de problemas que acabamos “herdando” de crenças familiares, assim como do que aprendemos na escola.

Pare para pensar, quanto das suas ações são baseadas em coisas que aprendemos em sala de aula? Sentar e estudar de maneira sistemática um assunto, fazer anotações no caderno, usar uniformes, ter horário para tudo… Não leve a mal, a maioria dos conceitos são bastante positivos, mas algumas das ideias estão um tanto quanto ultrapassadas. Principalmente quando vemos isso se refletir na nossa maneira de gerir ou iniciar um negócio.

Hoje gostaríamos de mostrar não uma, nem duas, mas 3 coisas que você aprendeu na escola e que são os principais erros do empreendedor. Assim você estará um passo mais próximo do sucesso.

Vamos conferir?

3 “mentiras” que contam na escola e  que te prejudicam nos negócios

Antes de mais nada, vale lembrar que estas ideias são plenamente importantes para quebrar certos tabus. Mas isto não significa que tudo que você aprendeu lá foi errado! Então preste bastante atenção em cada tópico e leia todos até o final, ok?

1 - “Colar” é errado

Nem todo mundo tentava colar da prova do colega. Muitos, e eu diria até que a maioria, acabava por ter a iniciativa de prestar atenção na aula e estudar. E claro, o objetivo da escola seria criar um caráter mais honesto e saber se você realmente estava absorvendo o conteúdo ensinado.

Entretanto, no mundo dos negócios, você precisa ser original até onde há margem para ser original. A maioria das atitudes de sucesso são repetidas em várias empresas. Se você notar, todos os planos de negócio, estratégias traçadas e tudo o mais acaba sempre percorrendo o caminho do que deu certo. E um dos principais erros do empreendedor neste caso é exatamente tentar reinventar a roda.

Na verdade, uma das melhores maneiras de ter sucesso, além de ter uma boa ideia, é realmente pegar o que já funcionou na prática. Ou seja, estude bastante sobre casos que deram certo, desde McDonald’s até a Chilli Beans. Assim como também outras empresas que erraram feio, afinal de contas o diferencial que você está apostando pode ter sido exatamente a derrota de outra empresa. Por milênios, literalmente, pessoas já percorreram este caminho, vale a pena aprender com elas.

2 - Preparação é bom, mas em certa dose

Você provavelmente gastou um bom tempo na escola, em média 18 anos, e depois pode ter utilizado mais uns 4 ou 5 fazendo uma faculdade, curso técnico, etc… Resultado, algo em torno de 20 e poucos anos até que você consiga realmente aprender uma coisa que te traga retorno.

No mundo dos negócios não dá para gastar tanto tempo se preparando. Claro, quanto mais preparado você estiver, mais chances de dar certo terá. Só que o que muitos esquecem é que a maioria do conhecimento vem da prática.

Ou seja, tanto o que dá errado, quanto o que dá certo normalmente só vai ser assimilado quando você fizer. E isto mostra que provavelmente nem sempre a primeira tentativa vai dar resultado. Usar a desculpa de que precisa se organizar e preparar mais só para procrastinar não é inteligente.

3 - Errar não só é uma certeza, mas também uma oportunidade

Todos nós morríamos de medo de acabar perdendo um ano de nossa vida por conta de uma reprovação. O que nos gera aquela sensação de completa covardia quando nos confrontamos com vários tipos de problemas.

Como diria o consultor e instrutor em produtividade David Allen: “Sua mente é para ter ideias, não para guardá-las”. Agir como se você estivesse com todas as chances contra você nem sempre é a melhor saída. O fato é que se você não tem um negócio de sucesso nas mãos, não tem como você ir para um patamar menor, só é possível crescer. Claro, isto não significa agir impulsivamente ou de maneira estúpida, mas ter em mente que é importante agir com coragem. O próprio pessimismo e a covardia são sentimentos que vão acabar gerando mais problemas dos que os que realmente irão aparecer no caminho.

Como vencer os 3 principais erros do empreendedor?

De fato não seria útil só listar esses problemas e te fazer conviver com isso. Então, a ideia aqui seria aprender que você precisa de equilíbrio. Agir é mais importante do que pensar, embora seja importante ter uma certa quantidade de planejamento.

Mas para se planejar da maneira correta é preciso se preparar para seguir o caminho daqueles que já tiveram sucesso. Isto irá poupar tempo, que no final das contas é o recurso mais escasso que nós temos. Então é isso, espero que estas dicas sejam úteis para que você tenha ainda mais êxito na sua empreitada.

Mas se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo deseja dar a sua contribuição, contar um relato ou história relevante, é só ir até os comentários, ok?