Home Office: 8 Dicas para manter sua Produtividade

Com o avanço da pandemia do Covid-19 pelo mundo, os órgãos de saúde responsáveis dão uma orientação muito clara: isolamento social é a melhor arma de combate contra o coronavírus. Isso leva muitas empresas a adotar o regime de trabalho home office em suas equipes, total ou parcialmente. Nesse novo cenário, bom senso é essencial e torna-se necessário que empresas e profissionais mudem sua lógica de trabalho, praticando a responsabilidade, a empatia e o foco no bem coletivo.

A seguir, sugerimos algumas dicas que podem auxiliar você a manter sua produtividade ao inserir o modelo de trabalho home office no seu dia a dia:


1 – Tenha um espaço dedicado para o trabalho

Estabelecer um local ou cômodo da casa específico para o trabalho ajuda seu subconsciente a adquirir de forma mais fácil a concentração e disciplina que existem no escritório. Para a escolha, dê preferência a locais silenciosos da sua casa, optando pelos cômodos arejados e bem iluminados. Se você é amante da natureza, coloque uma planta na sua mesa. Trate seu home office como um escritório de verdade.


2 – Desenvolva uma rotina e lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade, por isso, tenha uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la. Além disso, desenvolva uma rotina que envolva acordar no mesmo horário e trabalhar durante o mesmo período de horas. Seguir um estilo de vida regrado quando se fala em horário permite que você se envolva com mais naturalidade no dia a dia do trabalho.


3 – Se arrume como se fosse sair de casa

Falando de hábitos, esse é um dos mais importantes (e menos adotados) quando se fala em trabalhar em casa. Por mais que seja tentador manter o pijama ou usar uma roupa confortável, colocar roupas semelhantes às que se usa dentro do escritório proporciona um efeito psicológico que é benéfico para quem adota o modelo home office.


4 – Mantenha seu local de trabalho organizado

Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.


5 – Evite distrações

Se você tem filhos, animais de estimação, e etc. estabeleça limites para eles. Deixe sempre claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local e horário de trabalho. Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também não é recomendável para manter sua produtividade.


6 – Alinhe expectativas com seu chefe e colegas

Um dos pontos que deixam as lideranças mais preocupadas ao adquirir o modelo home office é a possível falta de comunicação entre os times, o que pode gerar atrasos de prazos e até mesmo desentendimentos internos. Tenha conversas claras com seu chefe e colegas, informe os horários de trabalho e como pode ser encontrado em casos pontuais. Quando possível, faça reuniões online, informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos e mantenha contato frequente com ele.


7 – Faça pausas

Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, por isso, pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. O ideal é adotar o hábito de, eventualmente, ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador.


8 – Saia do trabalho no fim do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa. O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer outras atividades de sua rotina.

 

O mais importante de lembrar em um período de dificuldades como esse é que tempos difíceis nunca duram, mas pessoas fortes sim. Que o resultado desse momento que estamos vivenciando seja a união e o fortalecimento de nossas equipes.

Contato

Porto Alegre


  • Av. Praia de Belas, nº 1212, Torre Norte, 7º andar, sala 704
  • (51) 3230-4400
  • (51) 99110-5573
  • Segunda à Sexta, das 10h às 16h

Novo Hamburgo


  • Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal
  • (51) 3065-6437
  • (51) 99379-7562
  • Segunda à sexta, das 8h30 às 18h

Tour Virtual - Unidade Porto Alegre

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp