Dicas de Planejamento e Gestão de Carreira

Planejar a Carreira é um passo essencial para quem busca uma gloriosa trajetória profissional. Isso porque pode te ajudar a entender seus pontos fracos e fortes, enxergar oportunidades e saber como investir em você para chegar onde sempre sonhou no mercado de trabalho.

Experiência profissional, desenvolvimento pessoal, perfil de habilidades e capacidade de gestão, além de títulos e currículo educacional são alguns dos itens que não podem faltar no seu planejamento de carreira. Afinal, ser bem sucedido é muito mais que estar dentro da empresa dos seus sonhos, é ter uma trajetória profissional que o leve a ser um profissional de referência.

Por isso, investir na gestão da sua carreira é uma ótima forma de alcançar seus objetivos a curto e longo prazo. Além disso, ter um plano de carreira é a melhor forma de investir no crescimento da sua vida profissional e desenvolvimento pessoal. Tenha objetivos bem definidos e, com um bom plano de carreira você saberá exatamente onde pode ir, utilizando um plano de ação para alcançar o ponto em que você quer chegar.

Dentro das empresas, inclusive, cada vez mais os profissionais de recursos humanos incentivam e fornecem meios aos colaboradores para que definam objetivos e metas para sua carreira. Isso porque este tipo de estratégia é capaz de engajar pessoas em suas próprias trajetórias profissionais, focando em especialização e no crescimento de cada indivíduo.

Você já definiu qual é o plano para os próximos anos da sua carreira? Que tal começar com pequenos passos? Confira algumas dicas que, ao fazer parte do seu dia a dia, podem cancelar a resposta negativa ao seu crescimento e te ajudar a chegar, de uma forma efetiva, ao seu sonho de carreira.

Invista em (auto)conhecimento


Este é o primeiro e um dos mais importantes passos para definir um plano para sua carreira. Não importa se você já está bem estabelecido no mercado de trabalho ou se entrou neste universo há poucos anos. Se você quer ir mais longe, planejamento e gestão são a chave!

Por isso invista em conhecimento: entenda o mercado em que você atua, conheça o perfil dos profissionais, faça contatos, acompanhe as pesquisas (tendências, indicadores de crescimento, etc.), as empresas em destaque, ou seja, o ecossistema desse ramo como um todo.

Outro fator chave quando se fala em gestão de carreira é o autoconhecimento. Descubra quais são as suas melhores habilidades e entenda o seu perfil enquanto profissional no ramo em que atua. Isso pode lhe ajudar a entender quais os melhores lugares para um profissional como você, assim como definir onde pode investir para se tornar ainda melhor nas atividades que você exerce ou pretende exercer.

Uma dica nesta parte do processo é também recorrer a profissionais da área da psicologia e recursos humanos. Também há diversos testes que você pode fazer para lhe ajudar a entender o seu perfil profissional e suas maiores virtudes enquanto ser humano. Conhecer bem estes pilares é essencial para gestão da sua carreira

Entenda o seu principal objetivo

Em um segundo momento, entender e, consequentemente, definir precisamente seu objetivo de carreira não pode faltar! Assim como o mercado, nós também estamos sempre mudando, então é claro que este objetivo final pode mudar em algum momento. Entretanto, ter uma ambição específica pode lhe ajudar a avançar em cada etapa da sua carreira de forma mais efetiva, já que você sabe onde vai chegar em cada passo que der.

Registre esse objetivo! Conhecendo o mercado e o seu perfil profissional, fica muito mais fácil encontrar exatamente o lugar onde você quer chegar. Lembre-se sempre de onde você está mirando e isto pode lhe ajudar a se manter motivado durante cada etapa.

Defina metas a curto e médio prazo


Tendo em mente seus objetivos a longo prazo, é importante estabelecer metas a curto e médio prazo que podem lhe encaminhar ao seus objetivos finais. Neste momento, liste exatamente o que você precisa para atingir tais objetivos: fazer uma pós-graduação, investir em qualificação fora do país, melhorar habilidades profissionais, adquirir proficiência em uma língua estrangeira, ter mais anos de experiência exercendo um cargo específico, investir em cursos de curta duração, participar de congressos, submeter artigos científicos a periódicos da sua área, fazer contatos, entre tantas outras que podem ser suas metas.

Nesse sentido, lembre-se que a qualificação aliada à experiência profissional são os principais meios de alavancar a sua carreira. Se você pensa em fazer pós-graduação, hoje já existe uma infinidade de cursos desenvolvidos especificamente para atender demandas das mais diversas áreas de atuação no mercado.

Além de agregar a nível de currículo e qualificação, investir em um cursos de MBA, por exemplo, também é uma ótima forma de criar boas conexões para sua carreira. Certifique-se de que esta é uma meta a curto ou médio prazo em que você vai investir.

Crie um plano de ação

Defina para cada meta: o que deve ser feito, como deve ser feito e até quando deve ser feito! Há diversos modelos de planos de ação, muitas vezes utilizados na área de administração de empresas, que você pode aplicar à sua carreira.

Faça isso da maneira que melhor funciona para você: em quadros na parede do seu home office, com tabelas no excel, naquele planner que está sempre ao seu alcance ou como você preferir! O importante é sair da zona de conforto e estar sempre atualizado em como você pode crescer na sua carreira.

Comece hoje mesmo a caminhar em direção a uma trajetória profissional de sucesso!

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