Formação Executiva em Mercados do Vinho

A indústria brasileira do vinho, aí entendidas as áreas de produção e comercialização, permanece com um imenso potencial de crescimento.  Contudo, o ambiente empresarial fortemente competitivo, complexo e inovador, demanda do empreendedor e dos profissionais que ocupam os cargos de liderança nas organizações, conhecimento para desenvolver estratégias e procedimentos que viabilizem e sustentem o negócio: oferta de bons produtos, informação eficaz, e competente trabalho de comunicação e de vendas.

Conheça mais detalhes sobre Formação Executiva em Mercados do Vinho

ABC da Vinha e do Vinho

Comercio Eletrônico, e Importação nos Negócios do Vinho

Cenários e Tendências dos Mercados do Vinho

Enoturismo e Comunicação na Indústria do Vinho

A Formação Executiva em Mercados do Vinho é indicada para profissionais já atuantes em empresas que operam qualquer tipo de negócios de vinho (Diretores, Gerentes, Representantes Comerciais, Sommeliers). Empreendedores potenciais com interesse  em implementar atividades na cadeia de negócios do vinho. Empreendedores que já atuam com negócios do vinho (Comerciantes varejistas, Restauranteurs, Distribuidores).

Você irá:

conhecer a história do vinho em seu caminhar com a humanidade desde a primeira pisa no Mundo Antigo até o estágio atual no Mundo Contemporâneo;

entender a anatomia de uma vinícola desde o cultivo das vinhas (viticultura), produção do vinho até o seu amadurecimento e estocagem do (vinicultura), e saber sobre as variedades de castas comercialmente mais importantes utilizadas na produção de um vinho;

analisar criticamente o cenário atual da vitivinicultura dos principais países exportadores para o Brasil, e as transações comerciais (exportações e importações) do mercado internacional do vinho;

entender a influência dos críticos de vinhos nos preços de mercado e conhecer os processos de avaliação dos principais guias de vinhos do mercado mundial;

conhecer os conceitos básicos da comunicação (marketing, mix de comunicação, público alvo), e analisar mídias possíveis para divulgação dos negócios do vinho.

Período: de 20/07/2020 a 15/09/2020

Aulas: segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h

Carga Horária Total da Formação: 64 h/a

*Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

Valdiney Cesario Ferreira é Engenheiro Químico pela UFRRJ (1971) com MBA Executivo pela COPPEAD UFRJ (1991) e Pós-Graduação na FGV Management em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (2001). Atualmente é o Diretor Executivo da Vinisa Projetos e Treinamento Ltda. Atuou em outras empresas como executivo: Diretor de Vendas da Localiza Gestão de Frotas (1995 – 2014); Diretor de Vendas e Diretor de Operações da Ecolab Química (1973 – 1994). Foi professor de cursos de pós-graduação na UERJ, UFRJ, UFF, e sócio proprietário da casa de vinhos L’Orangerie (2005 - 2013) onde ministrou cursos, seminários, e degustações técnicas sobre vinhos. Professor convidado do Programa FGV Management é Coordenador e Professor das Formações Executivas em Mercados e Negócios do Vinho”. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers Rio de Janeiro (ABS – RJ). Palestrante em cursos, congressos, seminários e workshops sobre os negócios do vinho. Estuda vitivinicultura há cerca de 40 anos, com visitas regulares a vinícolas, e às principais regiões produtoras de vinhos de diversos países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Portugal. Autor dos livros "Vinhos do Brasil - do passado para o futuro", Editora FGV 2016, e “Vinho e Mercado – fazendo negócios no Brasil”, Editora FGV 2019.

Documentação Necessária para Inscrição:

• Currículo Acadêmico e Profissional;

• Diploma de Graduação ou Declaração da Empresa;

• Carteira de Identidade, CPF ou CNH;

• Comprovante de Residência;

Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom.

Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016. Também é bastante aplicado em escolas internacionais.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos no prazo de até 100 (cem) dias de sua ocorrência.

• Segunda à Sexta, das 10h às 16h

Inicie o Tour Virtual