O que é um dashboard de vendas e como montar o seu
Diante de um cenário econômico cada vez mais complexo, é essencial que os gestores de venda tenham acesso a todas as informações possíveis sobre a área comercial da empresa.
É preciso ter acesso a dados que incluem desde o número de ligações que o vendedor interno fez, bem como à quantidade de propostas com ticket abaixo da meta. Os dados das empresas mostram muito sobre onde o negócio está, bem como se está percorrendo o caminho planejado.
Junto a isso, para percorrer qualquer rota que não seja conhecida ainda, o gestor de vendas precisa de um mapa e uma bússola. Nesse momento, o dashboard de vendas é a bússola que mantém a empresa no caminho do crescimento.
O que é um dashboard de vendas?
O termo, com origem na língua inglesa, pode ser traduzido como “painel de controle”. No contexto empresarial, ele é um painel com dados importantes para a empresa. Portanto, é possível compreender que um dashboard de vendas é um painel que apresenta os dados da área comercial.
O dashboard de vendas funciona como uma espécie de relatório visual. Ele é atualizado de forma contínua, conforme novas informações são incluídas, como o fechamento de uma venda. Com isso, a equipe acompanha o próprio progresso enquanto trabalha.
A proposta do dashboard é exibir as informações de forma que elas possam ser consultadas facilmente. Ou seja, deve bastar uma passada de olhos para compreender como está a área de vendas.
Por que usar um dashboard de vendas?
As vantagens do uso da ferramenta de vendas são inúmeras, entre as principais que podemos destacar, estão as seguintes:
Acesso fácil às informações
O dashboard fornece fácil visualização das informações, tanto para os vendedores quanto para os gestores. Com isso, ambos podem fazer uma leitura rápida do cenário e ficam alinhados, além da área de vendas ganhar transparência.
Decisões embasadas
Com os dados compartilhados, o gestor de vendas pode tomar decisões com base em números confiáveis. Ou seja, ele consegue corrigir o direcionamento de forma certeira.
Automatização do trabalho manual
Ao adotar um dashboard automatizado, a equipe comercial só precisa inserir os dados atualizados. Os cálculos e a organização das informações são feitos de maneira automática. Isso reduz chances de erros e também poupa tempo da equipe comercial.
Motivação da equipe
Ao ter acesso aos dados de todo o time, ajuda os profissionais a entenderem como o trabalho de cada um contribui para que a meta seja batida. Por consequência, isso promove a integração e a motivação dos profissionais.
Como montar o seu dashboard de vendas?
A criação de um dashboard de vendas depende de algumas particularidades. No entanto, há elementos que precisam estar presentes, independente do setor de atuação, perfil de cliente ou tamanho da equipe.
Defina seu objetivo
O primeiro passo é definir o objetivo da criação do dashboard. A partir disso, é possível definir quais são as informações principais que serão incluídas neste instrumento, bem como as métricas que precisam ser calculadas e os aspectos do processo que serão avaliados.
Então, se o foco é o desempenho do time, é importante investigar como está o atendimento, avaliando qual a taxa de conversão e outros indicadores relacionados à equipe. No entanto, se o objetivo é extrair informações sobre os clientes, o foco deve ser no ticket médio, no lifetime value (LTV) e nas demais medidas que estão relacionadas ao público.
Estabeleça qual seu público-alvo
Cada negócio vende para diferentes públicos e, por consequência, com necessidades variadas. Sendo assim, é importante personalizar o dashboard de acordo com as métricas que necessita para conquistar um bom desempenho.
Ao listar as informações sobre o público, é possível mensurar alguns indicadores de interesse desses indivíduos com o time. Com isso, o funil de vendas deve ser aplicado de acordo com o avanço dos clientes na jornada de compras.
Escolha o tipo de dashboard
Com o objetivo de conseguir visualizar as informações que realmente importam, é essencial fazer uma boa escolha do dashboard. Se a gestão deseja entender o desempenho dos vendedores, é preciso escolher o formato que foque em dados de performance.
Caso o foco seja o andamento das vendas e a visualização das métricas mais importantes para otimização dos resultados, é necessário ter acesso a informações estratégicas. Então, o tipo de dashboard terá que considerar esses pontos.
Crie um esboço
Após passar pelos tópicos anteriores, chegou o momento de colocar a mão na massa. Para isso, é importante criar um esboço e avaliar se há fácil visualização, bem como se o desenho poderá ajudar na tomada de decisão. Ou seja, é importante avaliar se é necessário caprichar no layout para ter informações simples de observar.
Além do mais, a partir do momento que tiver com o esboço pronto, é possível compartilhar ele com a equipe e com mais gestores para analisar o resultado e propor melhorias. Com isso, é possível otimizar essa ferramenta e, após implementar os pontos relevantes, começar a utilizá-la.
Ficou claro como deve ser feito um dashboard de vendas? Se uma equipe está com dificuldades em fazer muitas negociações e efetuar o planejado, esse tipo de ferramenta pode proporcionar uma visão mais clara dos erros e acertos, além de permitir tomar decisões ágeis e acertadas.
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