Marketing e estatística: por que investir agora na dupla?
Atualmente, independente da área ou do porte dos negócios, os profissionais de Marketing devem coletar dados para poder fazer um trabalho bom de análise. No ambiente digital, o acesso a dados bem estruturados ajuda os profissionais nas análises constantes a partir do cruzamento das informações.
No entanto, apesar das máquinas contribuírem na automatização dos dados, a influências das pessoas ainda é essencial nas tomadas de decisões dos processos empresariais. Nesse momento, com o objetivo de facilitar a análise dos dados, a linguagem de estatística, por meio de ferramentas amigáveis, pode ser essencial.
Quais os benefícios da união entre marketing e estatística?
O mercado está em constante evolução, pois cada produto ou serviço possui um ciclo de vida diante dos consumidores. Com isso, é essencial conhecer o que acontece durante esse ciclo.
A estatística, nesse cenário, ajuda os gestores a encontrarem oportunidades de mercado, fazendo com que o público-alvo certo seja selecionado conforme o produto ou serviço. Além disso, ela tem o poder de transformar os números em informações essenciais para o profissional de Marketing.
Outro ponto importante é que muitas previsões de demanda são possíveis em virtude da utilização da estatística. O mercado fornece números que apontam para o rumo certo, enquanto isso, a estatística quantifica e mensura a possibilidade de sucesso. Aliado a isso, apresenta as estratégias para conquistar aquelas fatias de mercado que são necessárias.
Outro aspecto que vale ser destacado é que a capacidade de produção de informação é praticamente infinita. Portanto, mais do que usar a criatividade do profissional de marketing e da empresa para a produção de um novo produto, é preciso saber posicionar esse produto no mercado de maneira correta.
Com a estatística, há a possibilidade de dividir o mercado e direcionar o foco da organização para o consumidor ideal, com menos riscos e de maneira muito mais competente que a concorrência.
Sendo assim, podemos compreender de maneira geral como as duas áreas podem trabalhar juntas. Ainda, é possível destacar dois pontos principais:
Abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos profissionais de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso das iniciativas. Com métricas como ROI, atribuição e efetividade, é possível desenvolver relatórios mais completos de performance de programas de marketing;
Reúne dados de todos os canais de marketing e os transforma em uma única plataforma, proporcionando uma assistência valiosa para planejamento.
Marketing e estatística: três passos para o sucesso
Ao pensarmos em termos como estatística, business analytics e Data Science, é preciso lembrar das ações que estão relacionadas a eles, que envolvem a coleta e a análise de dados, para, posteriormente, gerar resultados.
Dessa forma, para obter sucesso, é essencial ter cuidado no entendimento e no tratamento dos dados. Sendo assim, para gerar os melhores resultados com base na ciência de dados, sugerimos seguir os três passos detalhados abaixo:
Analise os dados de maneira contínua
Para atingir o máximo potencial, a estratégia de marketing e estatística deve combinar algumas técnicas distintas, conforme abaixo:
Análise descritiva: por meio da criação de relatórios de ações passadas, é possível compreender quais elementos das campanhas geram maior retorno;
Análise explicativa: é preciso entender o que há por trás dos resultados apresentados na análise descritiva;
Análise exploratória: obtenha uma visão mais ampla dos padrões, tendências, outliers e resultados inesperados;
Análise preditiva: tenha previsões acertadas baseadas em dados ricos para traçar ações futuras;
Análise prescritiva: tenha em mãos as respostas necessárias para alcançar determinado objetivo.
Tal aprofundamento em relação aos dados permite o levantamento de hipóteses e determinação de testes.
Avalie sua capacidade analítica e preencha pontos cegos
As empresas têm acesso a um extenso leque de capacidades analíticas para dar suporte a objetivos de marketing. No entanto, a maioria possui pontos cegos. Então, preencher esses vazios de sua plataforma analytics é um passo importante.
Portanto, é importante contar com cientistas de dados no time ou contratar alguma consultoria de marketing especializada em dados para obter eficiência e resultados positivos.
Outro ponto, responda à pergunta "onde eu me encontro no espectro analítico atualmente?" e identifique pontos vulneráveis. A partir disso, comece a desenvolver uma estratégia de preenchimento baseada nos apontamentos surgidos.
Aja de acordo com o que aprendeu
Os dados coletados pelas ferramentas de nada importam se o profissional de marketing não agir de acordo com as diretrizes traçadas. A aplicação conjunta de marketing e estatística é um processo constante e de aprendizagem por meio do qual é possível identificar canais deficientes, ajustar estratégias e táticas de acordo com necessidades e otimizar processos.
Sem a habilidade de testar e avaliar o sucesso das ações de marketing, as empresas não teriam ideia de que estratégia funciona e qual não funciona, quais pontos precisam de mudanças e como elas devem ser aplicadas. Da mesma forma, de que adianta obter dados ricos e não fazer nada com os insights gerados, não é mesmo?!
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