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Marketing e estatística: por que investir agora na dupla?

Marketing e Vendas

Atualmente, independente da área ou do porte dos negócios, os profissionais de Marketing devem coletar dados para poder fazer um trabalho bom de análise. No ambiente digital, o acesso a dados bem estruturados ajuda os profissionais nas análises constantes a partir do cruzamento das informações. 

No entanto, apesar das máquinas contribuírem na automatização dos dados, a influências das pessoas ainda é essencial nas tomadas de decisões dos processos empresariais. Nesse momento, com o objetivo de facilitar a análise dos dados, a linguagem de estatística, por meio de ferramentas amigáveis, pode ser essencial. 


Quais os benefícios da união entre marketing e estatística?

O mercado está em constante evolução, pois cada produto ou serviço possui um ciclo de vida diante dos consumidores. Com isso, é essencial conhecer o que acontece durante esse ciclo. 

A estatística, nesse cenário, ajuda os gestores a encontrarem oportunidades de mercado, fazendo com que o público-alvo certo seja selecionado conforme o produto ou serviço. Além disso, ela tem o poder de transformar os números em informações essenciais para o profissional de Marketing. 

Outro ponto importante é que muitas previsões de demanda são possíveis em virtude da utilização da estatística. O mercado fornece números que apontam para o rumo certo, enquanto isso, a estatística quantifica e mensura a possibilidade de sucesso. Aliado a isso, apresenta as estratégias para conquistar aquelas fatias de mercado que são necessárias.

Outro aspecto que vale ser destacado é que a capacidade de produção de informação é praticamente infinita. Portanto, mais do que usar a criatividade do profissional de marketing e da empresa para a produção de um novo produto, é preciso saber posicionar esse produto no mercado de maneira correta. 

Com a estatística, há a possibilidade de dividir o mercado e direcionar o foco da organização para o consumidor ideal, com menos riscos e de maneira muito mais competente que a concorrência.

Sendo assim, podemos compreender de maneira geral como as duas áreas podem trabalhar juntas. Ainda, é possível destacar dois pontos principais:

  • Abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos profissionais de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso das iniciativas. Com métricas como ROI, atribuição e efetividade, é possível desenvolver relatórios mais completos de performance de programas de marketing;

  • Reúne dados de todos os canais de marketing e os transforma em uma única plataforma, proporcionando uma assistência valiosa para planejamento.


Marketing e estatística: três passos para o sucesso

Ao pensarmos em termos como estatística, business analytics e Data Science, é preciso lembrar das ações que estão relacionadas a eles, que envolvem a coleta e a análise de dados, para, posteriormente, gerar resultados. 

Dessa forma, para obter sucesso, é essencial ter cuidado no entendimento e no tratamento dos dados. Sendo assim, para gerar os melhores resultados com base na ciência de dados, sugerimos seguir os três passos detalhados abaixo:

  1. Analise os dados de maneira contínua

Para atingir o máximo potencial, a estratégia de marketing e estatística deve combinar algumas técnicas distintas, conforme abaixo:

  • Análise descritiva: por meio da criação de relatórios de ações passadas, é possível compreender quais elementos das campanhas geram maior retorno;

  • Análise explicativa: é preciso entender o que há por trás dos resultados apresentados na análise descritiva;

  • Análise exploratória: obtenha uma visão mais ampla dos padrões, tendências, outliers e resultados inesperados;

  • Análise preditiva: tenha previsões acertadas baseadas em dados ricos para traçar ações futuras;

  • Análise prescritiva: tenha em mãos as respostas necessárias para alcançar determinado objetivo.

Tal aprofundamento em relação aos dados permite o levantamento de hipóteses e determinação de testes.

  1. Avalie sua capacidade analítica e preencha pontos cegos

As empresas têm acesso a um extenso leque de capacidades analíticas para dar suporte a objetivos de marketing. No entanto, a maioria possui pontos cegos. Então, preencher esses vazios de sua plataforma analytics é um passo importante.

Portanto, é importante contar com cientistas de dados no time ou contratar alguma consultoria de marketing especializada em dados para obter eficiência e resultados positivos. 

Outro ponto, responda à pergunta "onde eu me encontro no espectro analítico atualmente?" e identifique pontos vulneráveis. A partir disso, comece a desenvolver uma estratégia de preenchimento baseada nos apontamentos surgidos.

  1. Aja de acordo com o que aprendeu

Os dados coletados pelas ferramentas de nada importam se o profissional de marketing não agir de acordo com as diretrizes traçadas. A aplicação conjunta de marketing e estatística é um processo constante e de aprendizagem por meio do qual é possível identificar canais deficientes, ajustar estratégias e táticas de acordo com necessidades e otimizar processos.


Sem a habilidade de testar e avaliar o sucesso das ações de marketing, as empresas não teriam ideia de que estratégia funciona e qual não funciona, quais pontos precisam de mudanças e como elas devem ser aplicadas. Da mesma forma, de que adianta obter dados ricos e não fazer nada com os insights gerados, não é mesmo?!


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