Qual o perfil e as características do líder do futuro?
Visão sistêmica,
conhecimento aprofundado e capacidade de criar soluções para os problemas do
dia a dia das companhias. Essas são algumas das características dos líderes do
futuro. Elas têm se consolidado ao longo dos últimos anos e estão sendo cada
vez mais impulsionadas pela revolução digital aplicada aos negócios.
Inclusive, a revolução
digital tem transformado o mercado de trabalho pois entende-se que muitas
atividades serão automatizadas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílio (Pnad) Contínua do IBGE, nos próximos 20 anos, 58% dos empregos
formais e informais no Brasil poderão ser substituídos por máquinas. Ou seja,
mais de 52 milhões de vagas.
Essa transformação não
representa o fim do trabalho, mas que novas ocupações surgirão, assim como o
aumento da demanda por profissionais que tenham capacidade analítica e crítica
desenvolvidas. As pessoas com perfil de liderança serão as mais requisitadas
pelas empresas.
Características do líder do futuro
Na contramão da
automação do trabalho, irão ficar as habilidades que não podem ser
automatizadas. Ou seja, aquelas que vão além dos trabalhos sistemáticos ou
manuais, aquelas que envolvem as competências emocionais. As soft skills, como
são chamadas as competências emocionais e sociais, deverão ser obrigatoriamente
presentes em qualquer perfil de liderança.
Dessa forma, podemos
compreender que o líder do futuro deverá ter capacidade de gerir pessoas,
conhecimentos multidisciplinares, pensamento resolutivo e um olhar inovador. Essas
características serão muito buscadas pelas empresas e podem ser desenvolvidas
em salas de aula, em cursos de especialização que aliam os conhecimentos
teóricos à realidade do mercado de trabalho.
Confira os traços mais importantes do perfil de liderança do futuro:
·
Vocação social
As habilidades sociais
serão uma das características mais buscadas entre os líderes do futuro, sendo a
capacidade de um bom relacionamento interpessoal uma das soft skills mais
valorizadas entre os profissionais que estarão à frente de equipes. Será
necessário saber ouvir seus subordinados!
A importância da
vocação social também está relacionada com a cultura do feedback, bem como com
uma comunicação gentil, eficiente e imparcial. Os líderes do futuro deverão
manter os canais de comunicação abertos para toda sua equipe.
Os líderes sem habilidades sociais, que não conseguem se comunicar de forma clara com seus subordinados, são vistos como arrogantes. A consequência disso é vista na produtividade das equipes desses profissionais.
·
Inteligência emocional
desenvolvida
Capacidade de
reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos alheios.
Essa é a definição de inteligência emocional e um líder com essa soft skill tem
a capacidade de manter o equilíbrio da sua equipe diante das adversidades da
rotina corporativa.
Ao manter o controle das emoções mesmo sob fortes pressões, o líder consegue preservar a produtividade e ainda estimular sua equipe perante dos desafios empresariais. Em casos contrários, uma postura desequilibrada influência de forma negativa os colaboradores, o que reflete nos lucros da empresa no longo prazo.
·
Senso crítico para
tomada de decisões
Nos últimos anos, o
perfil dos líderes já passou por algumas transformações, deixando de ser
centralizador, por exemplo, para assumir uma postura mais horizontal, onde a
tomada de decisão seja feita com o restante da equipe. Essa habilidade será
cada vez mais valorizada, pois ela consegue auxiliar os colaboradores a
conquistarem as competências necessárias para encarar a transformação digital.
A tomada de decisões no formato horizontal ainda permite que o líder tenha mais contato com outras formas de solucionar determinado problema, visto que ele terá pontos de distintos. Dessa forma, podemos entender que bem como o líder precisa acompanhar as mudanças de mercado, é papel dele também estimular sua equipe na busca por respostas inovadoras aos problemas do dia a dia.
·
Inovação e atualizações
constantes
É essencial que os
líderes do futuro se mantenham atualizados constantemente, caso contrário, ele
terá dificuldades de compreender os novos hábitos dos clientes da companhia. O
líder é o agente de mudanças nas organizações, ele deve acompanhar as
tendências do mercado com o objetivo de preparar o capital humano da empresa.
Além disso, ao acompanhar as inovações é possível abrir novas oportunidades na companhia, com a adoção de novos métodos e tecnologias com o objetivo de melhoria dos processos operacionais. Quando o líder acompanha as novidades do mercado, ele tem a capacidade de investir em recursos que podem aumentar a performance e a produtividade da equipe.
·
Resolução de conflitos
positivos e negativos
O digital também promoveu
uma ressignificação dentro das empresas, tornando os conflitos algo cotidiano,
por exemplo. Há diferentes gerações dentro das companhias agora, com culturas e
expectativas distintas. Essa diversidade, bem como esses conflitos, pode ser
positiva, especialmente se o líder conseguir gerir as ideias de forma
harmoniosa, promovendo trocas de aprendizado e discussões.
No entanto, caso o
líder não assuma essa postura, existe a possibilidade de surgir novos problemas
que comprometem o ambiente de trabalho, como fofocas e imparcialidade. Para
conseguir mediar os conflitos com maestria, é importante que o líder saiba
separar os disfuncionais dos funcionais, tratando-os de acordo com seus
respectivos motivos e grau de intensidade.
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