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Qual o perfil e as características do líder do futuro?

Visão sistêmica, conhecimento aprofundado e capacidade de criar soluções para os problemas do dia a dia das companhias. Essas são algumas das características dos líderes do futuro. Elas têm se consolidado ao longo dos últimos anos e estão sendo cada vez mais impulsionadas pela revolução digital aplicada aos negócios.

Inclusive, a revolução digital tem transformado o mercado de trabalho pois entende-se que muitas atividades serão automatizadas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua do IBGE, nos próximos 20 anos, 58% dos empregos formais e informais no Brasil poderão ser substituídos por máquinas. Ou seja, mais de 52 milhões de vagas.

Essa transformação não representa o fim do trabalho, mas que novas ocupações surgirão, assim como o aumento da demanda por profissionais que tenham capacidade analítica e crítica desenvolvidas. As pessoas com perfil de liderança serão as mais requisitadas pelas empresas.

 

Características do líder do futuro

Na contramão da automação do trabalho, irão ficar as habilidades que não podem ser automatizadas. Ou seja, aquelas que vão além dos trabalhos sistemáticos ou manuais, aquelas que envolvem as competências emocionais. As soft skills, como são chamadas as competências emocionais e sociais, deverão ser obrigatoriamente presentes em qualquer perfil de liderança.

Dessa forma, podemos compreender que o líder do futuro deverá ter capacidade de gerir pessoas, conhecimentos multidisciplinares, pensamento resolutivo e um olhar inovador. Essas características serão muito buscadas pelas empresas e podem ser desenvolvidas em salas de aula, em cursos de especialização que aliam os conhecimentos teóricos à realidade do mercado de trabalho.

Confira os traços mais importantes do perfil de liderança do futuro:

·         Vocação social

As habilidades sociais serão uma das características mais buscadas entre os líderes do futuro, sendo a capacidade de um bom relacionamento interpessoal uma das soft skills mais valorizadas entre os profissionais que estarão à frente de equipes. Será necessário saber ouvir seus subordinados!

A importância da vocação social também está relacionada com a cultura do feedback, bem como com uma comunicação gentil, eficiente e imparcial. Os líderes do futuro deverão manter os canais de comunicação abertos para toda sua equipe.

Os líderes sem habilidades sociais, que não conseguem se comunicar de forma clara com seus subordinados, são vistos como arrogantes. A consequência disso é vista na produtividade das equipes desses profissionais.

·         Inteligência emocional desenvolvida

Capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos alheios. Essa é a definição de inteligência emocional e um líder com essa soft skill tem a capacidade de manter o equilíbrio da sua equipe diante das adversidades da rotina corporativa.

Ao manter o controle das emoções mesmo sob fortes pressões, o líder consegue preservar a produtividade e ainda estimular sua equipe perante dos desafios empresariais. Em casos contrários, uma postura desequilibrada influência de forma negativa os colaboradores, o que reflete nos lucros da empresa no longo prazo.

·         Senso crítico para tomada de decisões

Nos últimos anos, o perfil dos líderes já passou por algumas transformações, deixando de ser centralizador, por exemplo, para assumir uma postura mais horizontal, onde a tomada de decisão seja feita com o restante da equipe. Essa habilidade será cada vez mais valorizada, pois ela consegue auxiliar os colaboradores a conquistarem as competências necessárias para encarar a transformação digital.

A tomada de decisões no formato horizontal ainda permite que o líder tenha mais contato com outras formas de solucionar determinado problema, visto que ele terá pontos de distintos. Dessa forma, podemos entender que bem como o líder precisa acompanhar as mudanças de mercado, é papel dele também estimular sua equipe na busca por respostas inovadoras aos problemas do dia a dia.

·         Inovação e atualizações constantes

É essencial que os líderes do futuro se mantenham atualizados constantemente, caso contrário, ele terá dificuldades de compreender os novos hábitos dos clientes da companhia. O líder é o agente de mudanças nas organizações, ele deve acompanhar as tendências do mercado com o objetivo de preparar o capital humano da empresa.

Além disso, ao acompanhar as inovações é possível abrir novas oportunidades na companhia, com a adoção de novos métodos e tecnologias com o objetivo de melhoria dos processos operacionais. Quando o líder acompanha as novidades do mercado, ele tem a capacidade de investir em recursos que podem aumentar a performance e a produtividade da equipe.

·         Resolução de conflitos positivos e negativos

O digital também promoveu uma ressignificação dentro das empresas, tornando os conflitos algo cotidiano, por exemplo. Há diferentes gerações dentro das companhias agora, com culturas e expectativas distintas. Essa diversidade, bem como esses conflitos, pode ser positiva, especialmente se o líder conseguir gerir as ideias de forma harmoniosa, promovendo trocas de aprendizado e discussões.

No entanto, caso o líder não assuma essa postura, existe a possibilidade de surgir novos problemas que comprometem o ambiente de trabalho, como fofocas e imparcialidade. Para conseguir mediar os conflitos com maestria, é importante que o líder saiba separar os disfuncionais dos funcionais, tratando-os de acordo com seus respectivos motivos e grau de intensidade.

 

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