Pesquisa aponta que 94% das pessoas estão satisfeitas ou muito satisfeitas com o PIX
Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real
sobre os consumidores, em parceria com o Centro de Estudos em Finanças (FGVcef)
da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
(FGV EAESP), com 835 pessoas em todas as regiões do país, revela que 94% dos
participantes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o PIX, 88% dos
respondentes acharam prático e inovador e 80% alegaram que é seguro.
Quando foram questionados se conheciam o PIX, houve um crescimento
nessa terceira pesquisa, em relação às demais: agora, 95% afirmaram saber do
que se trata, enquanto no primeiro levantamento, 77% alegaram ter conhecimento.
Em relação aos meios em que foram informados do novo meio de pagamentos, 68%
informaram que souberam por bancos, já 65% alegaram que foi através das mídias
e 35% pesquisaram.
Entre os participantes, 77% responderam que já se cadastraram no PIX,
19% irão se cadastrar depois e 4% não pretendem ingressar no PIX. Entre os que
não aderiram, 50% não sentiram a necessidade e 26% não tiveram tempo.
Outra questão importante da pesquisa, revelou que 92% sabem o que é a
chave PIX. 65% cadastraram o CPF, enquanto 43% foram pelo e-mail, 41% o número
do telefone e 28% chaves aleatórias. Entre os motivos das transferências
através do PIX, 82% informaram que foi para amigos e familiares e 51% para
pagar produtos e serviços.
O PIX é o recente meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco
Central realiza e recebe transferências em menos de 10 segundos, durante 24 horas
e 7 dias por semana de forma gratuita.
O estudo completo está disponível no site.