Gestor de Saúde: conheça as características de um bom profissional
Todos os
empreendimentos, especialmente os da área da saúde, precisam ter um plano de
negócios e um administrador que esteja devidamente preparado para tal
atividade. Alcançar o alto desempenho na gestão de uma clínica ou de um
hospital não é uma tarefa fácil. E, é necessário uma gama de habilidades para
lidar com todas as particularidades dessa área.
Sabemos que algumas dessas
competências são inatas, mas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com o
objetivo de alcançar as metas e os objetivos da instituição com êxito. Além do
mais, é preciso ter em mente que os desafios na área da saúde estão cada vez
maiores, principalmente quando falamos do contexto tecnológico, das mudanças
constantes que estão acontecendo e do crescimento no número de empreendimentos
vinculados ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, do
Ministério da Saúde, que atualmente já passa de 300 mil.
E, qual a função de um gestor de saúde?
Todo e qualquer
profissional que ocupa um cargo de gestão possui determinadas atividades, como
o controle, o planejamento e a direção dos processos. Além disso, todo segmento
possui ainda especificidades que estimulam os líderes a assumirem desafios
únicos e, claro, com a área da saúde não é diferente.
De maneira geral, as
lideranças de uma clínica médica ou de um hospital têm o papel de administrar
todos os recursos relacionados ao empreendimento, incluindo sanitários, recursos
humanos, financeiros e logísticos. Além disso, também cabe a esse profissional
a responsabilidade de elaborar o planejamento de atividades, gerir os processos
internos, garantir a segurança e a qualidade dos serviços executados, e
supervisionar os equipamentos, a infraestrutura e os insumos médicos. Ou seja,
as obrigações desses líderes não são poucas e, portanto, o bom desempenho deles
está diretamente relacionada as habilidades que esse gestor tem a oferecer.
Quais são as características a serem desenvolvidas para
desempenhar bem o papel de gestor de saúde?
O desenvolvimento das
características necessárias para um bom desempenho no papel de gestor nem
sempre é um processo fácil e simples. Ele exige dedicação e esforço por parte
do profissional. Dessa forma, destacamos abaixo algumas características que são
importantes para a trajetória de um gestor de saúde.
·
Liderança
Parece óbvio dizermos
que os gestores de saúde precisam ser líderes, mas essa ainda é uma habilidade
que falta em muitos profissionais nos ambientes de trabalho. Um perfil técnico
completamente focado em resultados não é suficiente para gerenciar com êxito
uma equipe. É preciso inspirar os colaboradores, ser uma referência a ser
alcançada.
Portanto, é essencial
que o gestor de saúde desenvolva as habilidades de liderança, sem deixar de
acompanhar e motivar o crescimento da equipe, bem como sendo um parceiro com
quem se pode contar. Ele deve auxiliar para que todos atinjam um ótimo desempenho
na realização das suas atividades, em razão dos recursos emocionais e técnicos
disponíveis.
·
Visão Estratégica
É papel do gestor ter
foco em resultados. E, para isso, é importante que possua uma visão
estratégica, que permita realizar a análise de quais aspectos podem ser
melhorados na empresa para aumentar a produtividade, incluindo maneiras de
otimizar a motivação dos colaboradores e ações que possam contribuir para o bom
andamento do empreendimento de maneira geral.
Outro ponto importante
é o conhecimento pleno sobre saúde e gestão de negócios na área hospitalar ou
clínica. É importante que o gestor de saúde se mantenha constantemente
atualizado e aberto para adquirir novos conhecimentos, conforme as exigências
de mercado.
·
Inteligência Emocional
Habilidade extremamente
necessária no ambiente corporativo, a inteligência emocional é ainda mais
importante para as lideranças que atuam no ramo da saúde. É importante que os
gestores saibam não apenas lidar com as próprias emoções, mas também com as da
sua equipe. Cabe ao líder ter um papel mediador diante de possíveis conflitos,
de forma a promover a harmonia entre os colaboradores que possuem diferentes
valores, experiências e habilidades.
·
Capacidade de dar e
receber feedbacks
Para apresentar um
desempenho satisfatório, é importante que os colaboradores e os times da
organização recebam feedbacks constantes da gestão. Dessa forma, eles ficam
sabendo se suas tarefas e metas propostas estão sendo cumpridas com eficiência
ou se estão deixando a desejar em algum ponto. Caso ocorra a última situação, é
importante abordar que é possível que o colaborador trabalhe para desenvolver
melhor as habilidades e realize mudanças nos processos.
Um ponto importante
para a realização do feedback é que não há uma regra ou uma forma simples de
fazê-lo. Uma abordagem eficaz para uma pessoa pode não ser a ideal para outra,
por isso é importante avaliar o perfil de cada profissional da equipe e
procurar entender qual a melhor maneira de o motivar para um desempenho
superior. Além disso, é importante que o líder também esteja disposto a ouvir o
colaborador, caso o mesmo também tenha algo a dizer.