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Gestor de Saúde: conheça as características de um bom profissional

Todos os empreendimentos, especialmente os da área da saúde, precisam ter um plano de negócios e um administrador que esteja devidamente preparado para tal atividade. Alcançar o alto desempenho na gestão de uma clínica ou de um hospital não é uma tarefa fácil. E, é necessário uma gama de habilidades para lidar com todas as particularidades dessa área.

Sabemos que algumas dessas competências são inatas, mas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com o objetivo de alcançar as metas e os objetivos da instituição com êxito. Além do mais, é preciso ter em mente que os desafios na área da saúde estão cada vez maiores, principalmente quando falamos do contexto tecnológico, das mudanças constantes que estão acontecendo e do crescimento no número de empreendimentos vinculados ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, do Ministério da Saúde, que atualmente já passa de 300 mil.

 

E, qual a função de um gestor de saúde?

Todo e qualquer profissional que ocupa um cargo de gestão possui determinadas atividades, como o controle, o planejamento e a direção dos processos. Além disso, todo segmento possui ainda especificidades que estimulam os líderes a assumirem desafios únicos e, claro, com a área da saúde não é diferente.

De maneira geral, as lideranças de uma clínica médica ou de um hospital têm o papel de administrar todos os recursos relacionados ao empreendimento, incluindo sanitários, recursos humanos, financeiros e logísticos. Além disso, também cabe a esse profissional a responsabilidade de elaborar o planejamento de atividades, gerir os processos internos, garantir a segurança e a qualidade dos serviços executados, e supervisionar os equipamentos, a infraestrutura e os insumos médicos. Ou seja, as obrigações desses líderes não são poucas e, portanto, o bom desempenho deles está diretamente relacionada as habilidades que esse gestor tem a oferecer.

 

Quais são as características a serem desenvolvidas para desempenhar bem o papel de gestor de saúde?

O desenvolvimento das características necessárias para um bom desempenho no papel de gestor nem sempre é um processo fácil e simples. Ele exige dedicação e esforço por parte do profissional. Dessa forma, destacamos abaixo algumas características que são importantes para a trajetória de um gestor de saúde.

·         Liderança

Parece óbvio dizermos que os gestores de saúde precisam ser líderes, mas essa ainda é uma habilidade que falta em muitos profissionais nos ambientes de trabalho. Um perfil técnico completamente focado em resultados não é suficiente para gerenciar com êxito uma equipe. É preciso inspirar os colaboradores, ser uma referência a ser alcançada.

Portanto, é essencial que o gestor de saúde desenvolva as habilidades de liderança, sem deixar de acompanhar e motivar o crescimento da equipe, bem como sendo um parceiro com quem se pode contar. Ele deve auxiliar para que todos atinjam um ótimo desempenho na realização das suas atividades, em razão dos recursos emocionais e técnicos disponíveis.

·         Visão Estratégica

É papel do gestor ter foco em resultados. E, para isso, é importante que possua uma visão estratégica, que permita realizar a análise de quais aspectos podem ser melhorados na empresa para aumentar a produtividade, incluindo maneiras de otimizar a motivação dos colaboradores e ações que possam contribuir para o bom andamento do empreendimento de maneira geral.

Outro ponto importante é o conhecimento pleno sobre saúde e gestão de negócios na área hospitalar ou clínica. É importante que o gestor de saúde se mantenha constantemente atualizado e aberto para adquirir novos conhecimentos, conforme as exigências de mercado.

·         Inteligência Emocional

Habilidade extremamente necessária no ambiente corporativo, a inteligência emocional é ainda mais importante para as lideranças que atuam no ramo da saúde. É importante que os gestores saibam não apenas lidar com as próprias emoções, mas também com as da sua equipe. Cabe ao líder ter um papel mediador diante de possíveis conflitos, de forma a promover a harmonia entre os colaboradores que possuem diferentes valores, experiências e habilidades.

·         Capacidade de dar e receber feedbacks

Para apresentar um desempenho satisfatório, é importante que os colaboradores e os times da organização recebam feedbacks constantes da gestão. Dessa forma, eles ficam sabendo se suas tarefas e metas propostas estão sendo cumpridas com eficiência ou se estão deixando a desejar em algum ponto. Caso ocorra a última situação, é importante abordar que é possível que o colaborador trabalhe para desenvolver melhor as habilidades e realize mudanças nos processos.

Um ponto importante para a realização do feedback é que não há uma regra ou uma forma simples de fazê-lo. Uma abordagem eficaz para uma pessoa pode não ser a ideal para outra, por isso é importante avaliar o perfil de cada profissional da equipe e procurar entender qual a melhor maneira de o motivar para um desempenho superior. Além disso, é importante que o líder também esteja disposto a ouvir o colaborador, caso o mesmo também tenha algo a dizer. 

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