Gestão Empresarial: 5 soft skills para encarar 2021
O último ano será para
sempre sinônimo de COVID-19 e das crises econômicas e de saúde, bem como
sinônimo de transformação para as empresas no sentido de como fazer negócios e
como tratar seus colaboradores. O mundo e a forma de trabalho passaram por grandes
mudanças e, à medida que isso foi ocorrendo, os profissionais precisaram,
paralelamente, se adaptar a novos horários, modelos, tipos e relações –
pessoais e profissionais.
Com todas essas
transformações, as habilidades comportamentais dos profissionais também
precisaram passar por algumas mudanças. Mas, afinal, quais são as cinco soft
skills mais essenciais para que você possa encarar os novos desafios de 2021 e
qual a importância delas?
Empatia
Empatia é ter a
capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa, com o objetivo de tentar
entender o que ela está sentindo ou pensando naquele momento. Mas, qual a
importância da empatia nos negócios? Ela é crucial nos momentos de crise,
quando muitas pessoas estão enfrentando diferentes desafios ao mesmo tempo.
A empatia é necessária
para que você consiga compreender seus clientes, os membros de sua equipe, os
seus parceiros de negócios e, inclusive, compreender o mercado de maneira
geral. Líderes empáticos, por exemplo, têm a capacidade de criar uma atmosfera
na qual todos os membros da equipe possam apresentar ideias. Eles também sabem
como envolver cada membro, mesmo sabendo que eles são diferentes em virtude à
cultura, experiência ou personalidade.
A empatia é essencial
para desenvolver a inovação das empresas, para que as mesmas repensem seus
modelos de negócio. Para inovar é necessário desenvolver conexões com os
colegas de trabalho, compartilhar informações e estimular conversas criativas.
Adaptabilidade/Flexibilidade
Possivelmente, as soft
skills que mais aparecem nas pesquisas sobre tendências para 2021, a
adaptabilidade e a flexibilidade serão de grande valor nos ambientes de
trabalho no pós-COVID. As mudanças serão parte dar rotina por um longo período
e o mercado de trabalho irá buscar por talentos que tenham a capacidade de sair
da zona de conforto, adaptando-se com fluidez.
Além dos colaboradores,
será essencial que os gestores tenham essas soft skills, mostrando
disponibilidade mental para fazer as coisas em um formato diferente – por mais
que a maneira de atuação anterior fosse considerada bem-sucedida. A
flexibilidade e a adaptabilidade são questões de sobrevivência para as
empresas. Ou você é flexível, ou sua empresa pode não seguir em pé.
Resolução de problemas e tomada de decisões
Ter a capacidade de
resolver problemas com eficiência e rapidez é cada vez mais importante e,
inclusive, as empresas buscam por pessoas que consigam achar soluções criativas
para os problemas e desafios que surgem no dia a dia. Aliás, a resolução de
problemas e a tomada de decisões com o uso de dados é uma competência muito
apreciada pelos gestores e líderes.
O principal aspecto
positivo da resolução de problemas e da tomada de decisões baseada em dados é
que elas reduzem o efeito das tendências humanas, ou seja, das emoções e da
intuição. Isso ajuda a ter medidas mais objetivas e decisões melhores. Contudo,
vale ressaltar que os dados não precisam ser baseados somente nos padrões do
passado. É possível usar dados no futuro, por exemplo, por meio do uso de testes
de experimentação AB.
Ética de trabalho
Existem habilidades que
podem ser ensinadas aos profissionais, mas há também aquelas que são inatas a
um ser humano. A ética de trabalho é uma habilidade que se enquadra no último
caso e é uma característica muito valiosa no meio corporativo atualmente,
independentemente da área de atuação do profissional.
Com grande parte da
comunicação ocorrendo de forma virtual, a responsabilidade por ações e entregas
nos prazos é mais importante do que nunca. Muitos profissionais estão sem a
presença física de um gestor para orientar e exercer pressão para conclusão de
determinado trabalho, bem como da equipe ou dos colegas para dar apoio e
motivação no dia a dia.
Comunicação
A última, mas não menos
importante soft skill para 2021, é a comunicação, que praticamos
involuntariamente todos os dias, seja profissional ou pessoalmente. Contudo,
nos últimos meses, em virtude do isolamento social, deixamos de lado um pouco a
fala e a presencialidade para usarmos mais a escrita como forma de nos
expressarmos.
No ambiente de
trabalho, uma comunicação assertiva e fluída pode ser a chave para as equipes
estarem alinhadas. Portanto, é preciso que os profissionais estejam aptos a se
comunicarem e demonstrarem seus conhecimentos e experiências aos colegas mesmo
que de forma virtual.
BÔNUS – Inteligência Emocional
Além das cinco soft
skills citadas acima, há mais uma habilidade que está presente nos estudos
sobre tendências – a inteligência emocional. Saber a hora certa de sentir e
expor opiniões, de ser mais racional ou sentimental é essencial para conseguir
manter o autocontrole diante de um cenário que não era imaginado por ninguém.
Desenvolver a inteligência emocional ajudará os profissionais a enfrentarem os
desafios de forma mais estruturada e se comunicar com os colegas de forma mais
empática.