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Gestão Empresarial: 5 soft skills para encarar 2021

O último ano será para sempre sinônimo de COVID-19 e das crises econômicas e de saúde, bem como sinônimo de transformação para as empresas no sentido de como fazer negócios e como tratar seus colaboradores. O mundo e a forma de trabalho passaram por grandes mudanças e, à medida que isso foi ocorrendo, os profissionais precisaram, paralelamente, se adaptar a novos horários, modelos, tipos e relações – pessoais e profissionais.

Com todas essas transformações, as habilidades comportamentais dos profissionais também precisaram passar por algumas mudanças. Mas, afinal, quais são as cinco soft skills mais essenciais para que você possa encarar os novos desafios de 2021 e qual a importância delas?

 

Empatia

Empatia é ter a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa, com o objetivo de tentar entender o que ela está sentindo ou pensando naquele momento. Mas, qual a importância da empatia nos negócios? Ela é crucial nos momentos de crise, quando muitas pessoas estão enfrentando diferentes desafios ao mesmo tempo.

A empatia é necessária para que você consiga compreender seus clientes, os membros de sua equipe, os seus parceiros de negócios e, inclusive, compreender o mercado de maneira geral. Líderes empáticos, por exemplo, têm a capacidade de criar uma atmosfera na qual todos os membros da equipe possam apresentar ideias. Eles também sabem como envolver cada membro, mesmo sabendo que eles são diferentes em virtude à cultura, experiência ou personalidade.

A empatia é essencial para desenvolver a inovação das empresas, para que as mesmas repensem seus modelos de negócio. Para inovar é necessário desenvolver conexões com os colegas de trabalho, compartilhar informações e estimular conversas criativas.

 

Adaptabilidade/Flexibilidade

Possivelmente, as soft skills que mais aparecem nas pesquisas sobre tendências para 2021, a adaptabilidade e a flexibilidade serão de grande valor nos ambientes de trabalho no pós-COVID. As mudanças serão parte dar rotina por um longo período e o mercado de trabalho irá buscar por talentos que tenham a capacidade de sair da zona de conforto, adaptando-se com fluidez.

Além dos colaboradores, será essencial que os gestores tenham essas soft skills, mostrando disponibilidade mental para fazer as coisas em um formato diferente – por mais que a maneira de atuação anterior fosse considerada bem-sucedida. A flexibilidade e a adaptabilidade são questões de sobrevivência para as empresas. Ou você é flexível, ou sua empresa pode não seguir em pé.

 

Resolução de problemas e tomada de decisões

Ter a capacidade de resolver problemas com eficiência e rapidez é cada vez mais importante e, inclusive, as empresas buscam por pessoas que consigam achar soluções criativas para os problemas e desafios que surgem no dia a dia. Aliás, a resolução de problemas e a tomada de decisões com o uso de dados é uma competência muito apreciada pelos gestores e líderes.

O principal aspecto positivo da resolução de problemas e da tomada de decisões baseada em dados é que elas reduzem o efeito das tendências humanas, ou seja, das emoções e da intuição. Isso ajuda a ter medidas mais objetivas e decisões melhores. Contudo, vale ressaltar que os dados não precisam ser baseados somente nos padrões do passado. É possível usar dados no futuro, por exemplo, por meio do uso de testes de experimentação AB.

 

Ética de trabalho

Existem habilidades que podem ser ensinadas aos profissionais, mas há também aquelas que são inatas a um ser humano. A ética de trabalho é uma habilidade que se enquadra no último caso e é uma característica muito valiosa no meio corporativo atualmente, independentemente da área de atuação do profissional.

Com grande parte da comunicação ocorrendo de forma virtual, a responsabilidade por ações e entregas nos prazos é mais importante do que nunca. Muitos profissionais estão sem a presença física de um gestor para orientar e exercer pressão para conclusão de determinado trabalho, bem como da equipe ou dos colegas para dar apoio e motivação no dia a dia.

 

Comunicação

A última, mas não menos importante soft skill para 2021, é a comunicação, que praticamos involuntariamente todos os dias, seja profissional ou pessoalmente. Contudo, nos últimos meses, em virtude do isolamento social, deixamos de lado um pouco a fala e a presencialidade para usarmos mais a escrita como forma de nos expressarmos.

No ambiente de trabalho, uma comunicação assertiva e fluída pode ser a chave para as equipes estarem alinhadas. Portanto, é preciso que os profissionais estejam aptos a se comunicarem e demonstrarem seus conhecimentos e experiências aos colegas mesmo que de forma virtual.

 

BÔNUS – Inteligência Emocional

Além das cinco soft skills citadas acima, há mais uma habilidade que está presente nos estudos sobre tendências – a inteligência emocional. Saber a hora certa de sentir e expor opiniões, de ser mais racional ou sentimental é essencial para conseguir manter o autocontrole diante de um cenário que não era imaginado por ninguém. Desenvolver a inteligência emocional ajudará os profissionais a enfrentarem os desafios de forma mais estruturada e se comunicar com os colegas de forma mais empática. 

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