FGV IBRE lança portal do Ciclo Econômico

No momento em que as atenções estão voltadas para a reação da economia brasileira pós-pandemia, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) lança hoje, 1º de outubro, o Portal do Ciclo Econômico. O novo canal de comunicação do FGV IBRE, voltado para analistas, acadêmicos, jornalistas e interessados no tema, irá reunir indicadores de confiança, de atividade econômica e outros índices macroeconômicos calculados pela Fundação e por outras instituições. O objetivo, ao permitir o ágil cruzamento de dados, é gerar conteúdo relevante para análises econômicas aprofundadas e facilitar a compreensão do contexto econômico.

“O Portal do Ciclo facilita o trabalho de quem acompanha a economia brasileira ao agregar num website um conjunto abrangente de dados, informações e análises sobre o tema. Seu lançamento ocorre num momento de enorme incerteza com relação à dinâmica cíclica da economia, adicionando relevância ao conjunto de informações abertamente disponíveis”, explica Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE.

Os usuários poderão escolher quais indicadores querem visualizar e em qual período de tempo, possibilitando diferentes leituras das informações. Também podem ser encontrados os últimos resultados dos indicadores divulgados pelo FGV IBRE, press releases e suas notas metodológicas.

O portal também contará com o Relógio do Ciclo, uma ferramenta criada para apresentar de forma dinâmica os ciclos econômicos brasileiros ao longo do tempo. Uma ferramenta que nos permite perceber o comportamento principal, coincidente, antecedente ou posterior de diversos indicadores.

Para complementar, o Portal abrigará o site do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), bibliografias relacionadas ao tema, informações sobre eventos e indicações de leituras e artigos, entre outros materiais de apoio.

Os dados são públicos e estão disponíveis no site.