Dataverse FGV: uma plataforma de gestão de dados de pesquisa via software livre

De forma a preservar as bases de dados de pesquisas como ativos da instituição, a FGV acaba de implantar uma plataforma de gestão de dados de pesquisa, chamada Dataverse. O projeto é resultado da entrega de uma meta cruzada entre o Sistema de Bibliotecas e a Diretoria de Operações/TIC.

Concebida na Universidade de Harvard, o Dataverse é baseado inteiramente em software livre e é a única em sua categoria que possui características de publicação, citação, análise e preservação de dados de projetos de pesquisa, conforme publicado pelo IBICT em 2017.

No Brasil, a plataforma é amplamente utilizada por diferentes instituições, CIDACS, IBICT, UFRGS, Unicamp, UFABC, FURG, e apoiadas pelas entidades RNP e RDA-Brasil. Em uso desde 2007, mais de 700 instituições já utilizam o Dataverse no exterior.

Nesta primeira fase de implantação, como o recurso está disponível apenas para uso interno (intranet), as citações públicas não poderão ser validadas externamente.

Benefícios no uso da ferramenta:

• - Agilidade no trabalho colaborativo. Uma equipe de pesquisadores pode trabalhar on-line e sincronizar as alterações quando uma versão de dados e/ou metadados estiver concluída;
  • - Preservação de longo prazo. A plataforma oferece identificação persistente para o estudo e garante uma proteção confiável contra obsolescência de dados;
  • - Gestão segura de dados. Se dá através de políticas de acesso;
  • - Transparência para a LGPD. O Dataverse promove a governança de dados, facilitando as tratativas em conformidade com a lei;
  • - Organização e compatibilidade. A plataforma conta com padrões de metadados para maximizar a compatibilidade e busca no sistema;
  • - Economia de tempo. O Dataverse tem uma interface fácil de usar para carregar e pesquisar os dados;
  • - Aumento da visibilidade de pesquisa (previsto para segunda etapa do projeto). A plataforma aumenta o reconhecimento acadêmico para o trabalho científico.
  •

Biblioteca Digital FGV está tratando a documentação de algumas pesquisas junto aos seus responsáveis. Os interessados em participar desta primeira fase devem entrar em contato pelo e-mail biblioteca.digital@fgv.br.