Conheça o perfil do gestor financeiro de sucesso!

Quando falamos em gestão financeira, o que vem à mente de muitas pessoas é a imagem típica de um gestor que não analisa dados e que se limita a atividades manuais. Contudo, o perfil dos futuros gestores financeiros é muito mais do que isso! Atualmente, os profissionais possuem uma série de possibilidades e de ferramentas que podem otimizar a rotina, potencializar os processos e ainda oferecer ótimos insights para as tomadas de decisão.

Qual o papel do gestor financeiro dentro de uma empresa?

O gestor financeiro é um profissional de extrema importância para empresas de todos os tamanhos, visto que as companhias precisam saber equilibrar as finanças e manter o controle dos orçamentos. Dessa forma, além de ser responsável pelo controle dos recursos financeiros, esse profissional também atua no planejamento e gestão da equipe, na validação de contas e na tomada de decisões estratégicas e corporativas. As suas principais funções são:

·         Planejamento das finanças da companhia;

·         Organização, captação e aplicação dos recursos com o objetivo de obter lucros;

·         Análise de demonstrativos contábeis;

·         Avaliação e manutenção de estoques;

·         Acompanhamento contínuo e apurado do fluxo de caixa e faturamento;

·   Atividades de rotina, como controle de contas a pagar e receber, e acompanhamento de indicadores de desempenho.

Além disso, o gestor financeiro também ocupa uma posição mais estratégica dentro das organizações, pois por meio dele é possível melhorar o processo decisório da diretoria e gerar mais valor para a organização. Sendo assim, vale ressaltar que, apesar de ele dever ter uma abordagem racional, não deve esquecer de que as empresas são formadas por pessoas e, com isso, os dados financeiros também devem ser humanizados.

Quais são as qualidades essenciais de um gestor financeiro?

Ao falarmos de um gestor financeiro de sucesso, é importante destacar que as soft skills são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Um bom gestor não é apenas bom em matemática, ele precisa de qualidade comportamentais também. Confira quais são elas!

·         Disciplina: como qualquer erro pode custar caro para a empresa e, inclusive, colocá-la em risco, este profissional precisa ter método para agir e um bom nível de disciplina. Inclusive, esse comportamento se reflete de diferentes formas, como comprometimento, organização e engajamento;

·         Boa comunicação: para ter as informações relevantes sobre a situação financeira, é comum o gestor precisar ter integração com diferentes áreas da companhia. Dessa forma, saber trocar uma ideia, pedir e oferecer ajuda, bem como trabalhar em equipe são pontos essenciais;

·         Capacidade analítica: os algoritmos e os resultados devem servir para oferecer informações relevantes para a atuação desse profissional. No entanto, é muito importante desenvolver a capacidade de transformar os dados brutos em informações estratégicas para a empresa;

·         Ética: como o gestor financeiro é o profissional que lida com o dinheiro das empresas, um dos recursos mais importantes dela, é essencial que o mesmo tenha um perfil ético. É preciso saber seguir regras e padronizar a atuação;

·         Inteligência emocional: indispensável para quem pretende chegar ao sucesso, a capacidade de controlar as emoções evita que elas contaminem a atuação do profissional em momentos de pressão ou de decisões. É preciso saber agir racionalmente para chegar aos melhores resultados.

Como ser um gestor financeiro de sucesso?

Já destacamos as soft skills do gestor financeiro de sucesso. Então, chegou o momento de conferir outras dicas para ter bons resultados na sua carreira.

·         Tenha uma boa formação na área

Além das habilidades comportamentais, é essencial o investimento em conhecimentos técnicos. Eles fazem toda diferença para um profissional de sucesso. Por isso, invista na sua formação! Tanto na graduação ou na pós-graduação, é importante buscar por instituições que tenham boa estrutura e boa qualidade. É importante também conferir a grade curricular e o currículo dos professores para ter uma ideia de como será a formação. Inclusive, aproveite para conhecer o MBA da Decision FGV em Gestão Financeira!

·         Permaneça atualizado

A gestão financeira tem evoluído muito graças à tecnologia. Portanto, para não ficar para trás, é essencial se manter atualizado. O gestor financeiro precisa conhecer as novas técnicas, entender como utilizar recursos digitais e acompanhar a evolução de boas práticas. Com isso, é possível ser um profissional de sucesso e ainda ajudar as empresas a conquistarem o sucesso.

·         Acompanhe o mercado de trabalho

Além de acompanhar o que acontece dentro da companhia, é indispensável que o gestor financeiro acompanhe o desempenho do mercado externo para as tomadas de decisões. Esse comportamento, inclusive, é uma maneira de atuar de forma diferenciada e competitiva.

·         Atue de forma gerencial e estratégica

Para ser um gestor financeiro bem-sucedido é preciso ir além do que você foi contratado para executar. Agregue valor à sua atuação! Mais do que apenas calcular valores e desenvolver relatórios, procure entender o que eles representam. Traga insights sobre os negócios, sobre o mercado e sobre o futuro. Dê sugestões e faça algo a mais, tornando a gestão ainda mais relevante.