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As 10 maiores tendências em marketing e vendas para 2021

Todos os anos, o mercado avalia as mudanças que aconteceram no período e pontua quais serão as próximas tendências relacionadas ao Marketing Digital. Para este ano, essa análise é muito baseada nas transformações que foram trazidas pela COVID-19, visto que 2020 mexeu muito com a vida de todos.

A pandemia provocou inúmeras dores e perdas, mas não podemos negar que ela transformou os comportamentos, os modos de trabalho e as tecnologias que impactaram no Marketing Digital. Enquanto as pessoas estavam se adaptando ao distanciamento social, as empresas precisaram fortalecer sua transformação digital.

Além disso, também podemos perceber que a pandemia lançou novas tendências e acelerou movimentos que já estavam sendo apontados em anos anteriores, considerando tanto questões de trabalho das equipes quanto o comportamento dos consumidores. Dessa forma, vamos entender como será o Marketing Digital este ano e suas principais tendências.

1.    Marketing de retenção

O marketing de retenção é o conjunto de atividades que tem como objetivo manter um relacionamento com os clientes, o que resulta em um maior ROI de marketing através de vendas contínuas. Inclusive, conforme a Harvard Business Review, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar um aumento de até 95% nos lucros da empresa.

2.    Marketing de conteúdo

No B2B, a maioria das empresas não está interessada em fazer negócios de forma rápida. Eles preferem fazer uma pesquisa longa online e pré-selecionar algumas empresas que podem atender sua demanda para, só então, estar disponível para algum tipo de contato. Dessa forma, o marketing de conteúdo se torna uma ferramenta indispensável, pois além de nutrir o lead dentro da jornada, o seu custo é baixo e se mantêm mesmo quando os resultados aumentam consideravelmente.

3.    Chatbots

De acordo com a Intellectyx, o uso de Chatbots pode auxiliar as empresas a economizarem até 30% do custo relacionado ao atendimento às solicitações dos clientes. No entanto, vale ressaltar que, em vez de substituir os profissionais inteiramente, os Chatbots devem ser usados como uma forma de economizar o tempo da equipe, tornando-se um suporte de primeiro nível que filtra as solicitações dos clientes.

4.    E-mail marketing

O Relatório de Mix de Marketing B2B do Sagefrog Marketing Group constatou que o e-mail ainda é usado como uma tática de marketing e continuará assim, em virtude, principalmente, do seu alto ROI. O e-mail é considerado uma parte vital do processo de aquisição de clientes, pois ele permite que a empresa forneça informações relevantes durante a jornada de compra. Além disso, ele mantém os clientes engajados e auxilia na construção da confiança com o mesmo.

5.    Vídeo content

Cerca de 70% dos compradores assistem a algum vídeo durante sua jornada de compra. Ou seja, se pararmos para analisar, o comprador pode assistir a um vídeo informativo que diga tudo sobre sua empresa em cerca de dois ou três minutos ao invés de rolar por inúmeros artigo até encontrar a solução que ele realmente procura. Entre o que podemos criar em vídeos estão apresentações de equipes, demonstrações de serviços ou produtos, tutoriais e histórias de sucesso.

6.    Conteúdo interativo e pessoal

O conteúdo interativo não é uma novidade, certo? Já falávamos dele em 2020 e inclusive em 1993, quando o programa Você Decide já usava a interatividade para envolver a sua audiência, que podia escolher o final dos episódios. Mas, em 2021, o conteúdo interativo volta a ser tendência porque passamos por um ano de distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas presencialmente e levou as interações para as telas. Dessa forma, as marcas passaram a investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano.

7.    Conexão humana

Em 2020, fomos desconectados da interação entre humano. Dessa forma, para 2021, florescerão as empresas que se concentrarem no uso de sistemas, automação e processos para personalizar e promover uma conexão humana.  Os clientes buscam por uma personalização profunda agora, mais do que nunca. Sendo assim, as empresas que conseguirem se conectar mais profundamente com seu público serão as que vencerão.

8.    Pesquisa por voz

Durante o último ano, o uso de assistentes virtuais cresceu cerca de 47% entre os brasileiros e de acordo com o Google Trends, o interesse pela Alexa, da Amazon, aumentou consideravelmente também. Além disso, aparelhos como Amazon Echo e Google Home, tendência nos Estados Unidos e que podem começar a aparecer por aqui, são capazes de tocar músicas, fazer listas de tarefas, buscar informações, configurar alarmes, controlar outros aparelhos conectados e até fazer compras. No Marketing Digital, esses aparelhos são ótimos para inovação e um campo a ser explorado, com o desenvolvimento de produtos que se conectem com eles.

9.    Marketing Ágil

O último ano mostrou que as empresas precisam estar preparadas para responder com agilidade ao mercado. Em menos de 30 dias foi necessário rever estratégias de marketing, tirar campanhas do ar e criar conteúdo e anúncios que estivessem adaptados ao novo normal. E, mais do que isso, a cada semana um novo cenário se apresentava, com isso, metodologias ágeis se mostraram imprescindíveis. Dessa forma, o Marketing Ágil, ou Agile Marketing, surge como uma alternativa. Ele é uma metodologia ágil de gestão de projetos para a área de marketing, que insere o departamento no ritmo veloz da era digital. O foco dele é dar respostas rápidas ao mercado, em vez de seguir planos cegamente.

10. Marketing e vendas "Account-Based"

Observando as táticas de marketing e vendas focadas no B2B para este ano, podemos afirmar que a abordagem baseada em contas está bem cotada. Com as altas expectativas dos clientes em personalização, combinadas com ferramentas como o LinkedIn InMail, entre inúmeras outras que permitem direcionar especificamente contas e colaboradores importantes, isso não é uma grande surpresa.

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