A importância da inovação para a sobrevivência das organizações
É cada vez maior o impacto da inovação para empresas de sucesso, independentemente do tamanho do negócio. E, inclusive, o tema é o assunto de maior destaque nos ambientes corporativos atualmente, pois não basta inovar apenas em busca de bons resultados. É preciso realizar a gestão da inovação, transformando o potencial da empresa em realidade concreta e lucrativa.
Mas, afinal, o que é inovação nas empresas?
Quando falamos de
inovação, imediatamente associamos à tecnologia. Contudo, o processo de
inovação nas empresas vai além do uso de ferramentas associadas à tecnologia. Trata-se
de modernizar processos de maneira geral, buscando encontrar novos formatos de
solucionar problemas e atender às necessidades dos clientes externos e internos.
É possível perceber a inovação em diversos setores das empresas por meio da modernização de processos, da busca de novos fornecedores, na criação de novos canais de comunicação com clientes e, inclusive, ao repensar o público-alvo. Ou seja, as empresas podem inovar quando utilizam softwares de gestão, usam aplicativos mobile ou quando reduzem o uso de copos descartáveis e adotam canecas para seus colaboradores.
Qual o papel da gestão de inovação?
De maneira geral, a
gestão de inovação está relacionada com o gerenciamento de ideias e de
inovações de um negócio. É um processo que trabalha no mesmo formato que de
outros objetivos corporativos. Ou seja, são definidas metas, utilizados
indicadores, definidos responsáveis, formadas equipes e criadas ações a serem
desenvolvidas. Com isso, é desenvolvida uma cultura de inovação dentro da
companhia para que ela consiga mudar, se reinventar e acompanhar as mudanças do
mercado.
Um ponto importante que vale ressaltar é que a gestão de inovação não se aplica somente a grandes organizações, podendo ser adotada também em empresas de pequeno e médio porte. Contudo, é necessário agir de forma consciente e não inovar por inovar.
Qual a importância de um gestor para a inovação
empresarial?
Os gestores são peças
fundamentais para o desenvolvimento das empresas de maneira geral. Logo, uma
organização que possui gestores focados na inovação empresarial será,
consequentemente, mais inovadora do que as concorrentes que não possuem
profissionais com esse foco.
Cabe ao gestor de inovação conhecer os projetos que estão em andamento e os recursos físicos e financeiros que estão disponíveis, com o objetivo de identificar as melhores formas de alocá-los. Outra responsabilidade desse profissional é conhecer os conceitos teóricos sobre administração de empresas e os utilizar para desempenhar um bom papel, adequando a teoria à prática do dia a dia. As habilidades técnicas e o conhecimento teórico são fundamentais para o desenvolvimento da inovação empresarial, possibilitando o aproveitamento de novas oportunidades e, consequentemente, gerando melhores resultados.
Quais as vantagens da implementação da cultura da inovação
na empresa?
Implementar uma cultura de inovação oferece uma série de benefícios que envolvem tanto o ambiente interno da empresa quanto o externo. Entre eles estão:
·
Garantir a
sobrevivência do negócio
Há empresas que estão há muito tempo no mercado, permanecem em uma zona de conforto e acabam por fechar. Em contraponto a isso, há organizações que investem na inovação com o objetivo de satisfazer as necessidades do público consumidor atual. Sendo assim, é fundamental para as empresas se reinventarem.
·
Agregar valor ao
produto e à imagem da organização
Os produtos e serviços
que são inovadores possuem um maior valor agregado diante dos consumidores. Em
consequência disso, há uma margem maior de lucratividade, visto que o item
deixa de ser somente funcional e passa a transformar a experiência do usuário.
Além disso, quando ocorre o investimento em inovação, há uma melhora na reputação e na imagem da empresa diante do mercado, podendo a mesma, inclusive, transformar-se numa referência na área.
·
Organizar os processos
internos
A gestão de inovação permite a criação de um ambiente organizado e com métodos que sejam eficazes para trazer resultados consistentes. Com isso, entende-se que não basta desenvolver um serviço ou produto inovador, é preciso propagar a cultura da inovação diante de toda empresa.
·
Motivar os
colaboradores
Além de ouvir o público externo, a cultura de inovação também deve estar aberta às opiniões e ideias dos colaboradores da empresa. Quando esse público sente que pode realmente ajudar a empresa a crescer e, consequentemente, ascender na carreira, ele fica mais motivado. Com isso, os profissionais trabalham melhor e procuram mais capacitações, deixando o negócio todo, de maneira geral, melhorado.
·
Permitir relação a
longo prazo com consumidores
Grande parte dos produtos que chegam atualmente ao mercado não permanecem lá por muito tempo, sendo substituídos por novas propostas mais inovadoras. Portanto, a inovação na produção de produtos e serviços têm a capacidade de levar maior bem-estar e satisfação aos consumidores. O resultado desse investimento pode ser percebido no faturamento da companhia e, ainda, na demonstração de que a empresa está de olho nas tendências e acompanhando as mudanças do mercado.
Empresas que adotam a cultura de inovação são mais
competitivas
Uma das principais
vantagens observadas pelas empresas que adotam a cultura da inovação é o
aumento da competitividade, o que as leva a um crescimento mais rápido e
duradouro. É preciso abandonar hábitos conservadores e adaptar-se às exigências
do mercado, seja com pequenas mudanças no dia a dia das empresas ou com
alterações mais radicais.
A inovação nas empresas
é de grande importância para manter a competitividade bem como a lucratividade
do negócio. Dessa forma, é essencial que o empresário ou o empreendedor estimule
a criatividade na equipe e esteja atento às tendências, realizando avaliações
periódicas sobre novas propostas.